Cortes no orçamento de universidades federais poderão afetar mais de 70 mil pesquisas

Houve corte de 18,16% no orçamento discricionário de todas as 69 universidades federais, como indica G1

O corte no orçamento das universidades federais poderá afetar mais de 70 mil pesquisas, 2 mil delas relacionadas à pandemia. O dado é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e foi divulgado nesta segunda-feira (31). 

Ao todo, foram feitos 73.825 projetos de pesquisa e 29.451 de extensão em 2020. 

Mas, para 2021, o cenário poderá ser diferente, alerta a Andifes. Houve corte de 18,16% no orçamento discricionário de todas as 69 universidades federais. São recursos voltados a pagar as despesas diárias, exceto salários e aposentadorias, que são obrigatórias por lei.

Na prática, o corte ocorre na verba que paga despesas básicas, como contas de água, luz, contratos com empresas de segurança, bolsas de pesquisa, alimentação e apoio a alunos carentes. 

Além do corte, há recursos bloqueados, ou seja, estão previstos, mas dependem de liberação para serem usados, o que atrapalha o planejamento das universidades.

Formação de estudantes e enfrentamento à pandemia

Durante o ano de 2020, mais de 50 mil estudantes concluíram a graduação nas universidades federais em diversas profissões demandadas pela sociedade – notadamente nas áreas se saúde, além da formação de centenas de novos mestres e doutores.

Outro dado que chama a atenção se refere à atuação das universidades no enfrentamento à pandemia. Juntas, as universidades participantes da pesquisa atenderam mais de 85 milhões de pessoas ao longo do ano nas várias frentes de apoio e enfrentamento à Covid-19, com uma média de 147 mil pessoas beneficiadas por mês, em cada instituição.

Leia na íntegra em G1 e Andifes.