Fórum de servidores públicos cobra Ministério da Economia sobre reposição das perdas salariais

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) enviou um ofício ao Ministério da Economia solicitando abertura imediata de negociação e uma audiência para tratar sobre a pauta nacional de reivindicações dos servidores. O documento solicita a reposição das perdas salariais referente ao período 2010-2021.

A entidade ressalta que o primeiro ofício sobre o assunto foi enviado em 24 de março e, três meses depois, segue sem resposta por parte do governo federal. O texto ainda atualiza os valores considerando o agravamento da inflação nos últimos meses.

O documento reivindica reposição de 48,1% para as categorias que tiveram reajuste de 5% em 2013/2014/2015 e que em 2015 assinaram acordos em duas parcelas e, para as que assinaram acordos em quatro parcelas, reposição de 28,2%.

“Assim, houve agravamento da perda salarial apontada em nosso supracitado ofício, que representa severo comprometimento do poder aquisitivo dos servidores, consequência da política de arrocho salarial, deliberadamente adotada pelo governo federal, marcada nos últimos anos pela não concessão de qualquer reajuste ou recomposição da remuneração dos servidores civis, tratamento oposto à política empregada pelo atual governo para com os militares”, argumenta a entidade.

O fórum ainda ressalta que as entidades que o compõem representam mais de 1,2 milhões de servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas de todo Brasil. “Servidores que têm demonstrado sua essencialidade à sociedade brasileira, muitos dos quais trabalhando na linha de frente de combate e enfrentamento à maior crise sanitária de nossa história”, aponta no ofício.

O documento é assinado por 26 instituições que pertencem ao Fonasefe. Entre elas estão entidades nacionais de representação de professores, como Andes e Proifes.

Veja na íntegra o documento enviado ao ministério.

Imprensa Apufsc