MEC prevê para 2024 alteração do Enem e implementação total do novo ensino médio

Governo Bolsonaro publicou portaria com cronograma de implementação do modelo, aprovado em 2017, aponta Folha de São Paulo

O governo Jair Bolsonaro definiu um cronograma que coloca para 2024 a implementação total do novo ensino médio e a alteração do Enem. O MEC (Ministério da Educação) não anunciou novos investimentos para apoiar as redes de ensino.

A reforma do ensino médio foi estipulada em 2017, no governo Michel Temer (MDB), com a previsão de flexibilizar a grade horária do aluno, mas até agora o MEC não havia definido um cronograma de implementação. Uma portaria com essa agenda foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União.

A implementação será escalonada. No ano que vem, redes públicas e escolas particulares deverão aplicar os novos referenciais no 1º ano do ensino médio; no ano seguinte, no 2º ano, até que em 2024 o novo modelo cubra os três anos da etapa.

O Enem também será atualizado. É prevista para 2024 a aplicação conforme as novas diretrizes —essa data já estava pensada dentro do governo desde o ano passado. A adaptação dos materiais didáticos seguirá o mesmo planejamento de datas.

Leia na íntegra: Folha de São Paulo