Nota de pesar: falece o professor aposentado Sérgio Luiz Francalacci, do CCS

Docente foi um dos pioneiros da Nefrologia em SC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica com pesar o falecimento do médico Sérgio Luiz Francalacci, aos 87 anos, nesta terça-feira, 27 de julho. Professor aposentado da UFSC, o doutor Francalacci foi um dos pioneiros da Nefrologia em Santa Catarina.

De acordo com nota emitida pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), Sérgio Luiz Francalacci nasceu na cidade de Tubarão e formou-se em 1959 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo feito especialização no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. “Em 1962, publicou o primeiro trabalho nacional sobre diálise peritoneal e foi incentivador de vários serviços na especialidade, como a terapia renal substitutiva e o tratamento de insuficiência renal crônica, em todo o estado”, diz a nota.

Sérgio Luiz Francalacci iniciou sua carreira docente na UFSC em 19 de março de 1962 e foi professor do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS) até 28 de junho de 1990, quando se aposentou como professor titular.

“Foi criador e chefe do Serviço de Nefrologia do Hospital Governador Celso Ramos e terminou suas atividades como médico no Hospital de Caridade. Participou de diversas diretorias da ACM e integrou o Conselho de Administração da então Unicred Florianópolis. Praticante de esportes, foi também o criador do Departamento Médico do Avaí Futebol Clube, sendo seu primeiro diretor. Por fim, foi membro titular da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina (Acamesc), desde 1996”, diz ainda a nota da Associação Catarinense de Medicina.

Amigos, parentes e ex-colegas do professor Francalacci deixaram mensagens.

“Fui aluna dele na UFSC e, como um verdadeiro mentor, me inspirou para fazer nefrologia, mesma especialidade que ele exerceu. Fomos sócios, colegas de trabalho na Clinirim por 25 anos, até sua aposentadoria. Além de mentor, foi um verdadeiro amigo, referência de ética e profissionalismo. Um ser humano de primeira grandeza”. Doutora Luciane Ramlow.

“O meu avô era uma pessoa incrível, um ser humano de uma conduta exemplar. Todo mundo gostava de ouvir ele lecionar. Nos seus últimos minutos de vida ele estava querendo trabalhar, dando opiniões sobre o seu tratamento, querendo saber tudo o que estava acontecendo. Tenho somente que agradecer a Deus por tudo o que ele fez para todo mundo e o que ele representou para Santa Catarina com os seus estudos e a sua inteligência”. Priscila Francalacci Kretzer, neta e afilhada.

“O professor Sérgio Francalacci, um dos médicos nefrologistas pioneiros em Santa Catarina, foi um verdadeiro mestre na arte do ensino da medicina. Com inteligência privilegiada e conhecimento médico diferenciado, sabia como poucos exercer com competência a sua profissão de médico e professor, incorporando fundamentos teóricos sólidos ao ensino e à prática da medicina, e à relação médico-paciente e/ou aluno-professor. Para mim, foi uma referência como pessoa, médico e professor, seja como aluna na graduação em medicina e na residência em Clínica Médica, seja como sua colega no Departamento de Clínica Médica. É uma perda inestimável para a UFSC e para a medicina catarinense”. Professora Ana Maria Nunes de Faria Stamm.

O velório e o sepultamento estão marcados para ocorrer nesta quarta-feira, 28 de julho, das 9 às 11h30, no Cemitério do Itacorubi, em Florianópolis.

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos do professor.

Fonte: Notícias UFSC