CNPq não consegue resolver falha e Lattes completa 10 dias fora do ar

Órgão que fomenta a pesquisa havia prometido restabelecer sistemas nesta segunda (2), afirma a Folha de São Paulo

As principais plataformas da ciência brasileira, Lattes e Carlos Chagas, completaram dez dias de inoperância. O governo Jair Bolsonaro prometeu que os sistemas seriam restabelecidos nesta segunda-feira (2), mas os problemas da área de tecnologia que causaram a queda dos sistemas ainda não foram resolvidos.

As plataformas estão fora do ar desde o dia 23 do mês passado. Os dois sistemas são de responsabilidade do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), responsável pelo fomento à pesquisa no país. O órgão é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Apesar da previsão de restabelecimento do acesso para esta segunda, o órgão publicou nota informando que “continua em andamento a verificação completa”.

O informe do CNPq não traz uma data com previsão para que os sistemas voltem ao ar. “Essa verificação envolve uma série de testes, que foram realizados ao longo de todo final de semana, com pontuais instabilidades que estão sendo ajustadas para restabelecer a capacidade completa do storage”.

Leia na íntegra: Folha de São Paulo