Pane em sistema do CNPq expõe falta de peças, computadores antigos e baixo investimento em tecnologia

Um dos principais órgãos de financiamento à ciência e à tecnologia do país, órgão terá este ano R$ 1,2 bilhão para investir, o menor total em mais de dez anos, informa o jornal O Globo

A pane nos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durou ao todo 14 dias e foi um reflexo da falta de investimento em tecnologia e em manutenção dos equipamentos do principal servidor da autarquia, de acordo com funcionários ouvidos pela reportagem.

Os problemas começaram na noite do dia 23 de julho e ocorreram no storage VNX8000, sistema fabricado pela EMC e usado pelo CNPq para o armazenamento de dados. O equipamento consiste em uma série de discos rígidos que, no caso do principal órgão de fomento à pesquisa no país, estavam sem manutenção adequada, de acordo com o presidente da Associação dos Servidores do CNPq (Ascon), Roberto Muniz.

— Esse equipamento (o servidor) é antigo e já está fora de linha. Dentro dele, estão os discos rígidos que armazenam a informação e não sofreram problema. A conexão da rede com os discos sim, falhou. Também ficamos sem sistemas de e-mail e sem ramais, nossa telefonia é baseada em um sistema de internet — afirma ele. 

Leia na íntegra: O Globo