Hoje (28), às 18h, vamos retomar os debates sobre a Filiação Nacional da Apufsc

Em 2019, a Diretoria da Apufsc-Sindical iniciou um longo processo de discussão sobre a Filiação Nacional (FN) de nosso sindicato. Após alguns debates, vários boletins especiais e artigos de opinião, foi encaminhada à AGE e posterior votação. Na oportunidade, os sindicalizados decidiram, em primeira e na maior votação dos últimos 10 anos, que a Apufsc deveria se filiar a uma entidade nacional: Proifes ou Andes.

O segundo momento desse processo estava marcado para março de 2020, quando foi decretado o estado de pandemia em escala mundial, o que nos levou a suspender a definição da Filiação Nacional.

Agora, com a perspectiva de melhora nas condições sanitárias da pandemia, de um eventual retorno ao presencial e seguindo encaminhamento aprovado pelo Conselho de Representantes no dia 24 de agosto, aprovou-se a constituição de uma Comissão para elaborar um calendário de atividades (debates, boletins especiais e vídeos).

A Diretoria, então, a partir da proposta da Comissão, retoma a coordenação do processo de FN promovendo, de imediato, uma série de debates visando a esclarecer os aspectos políticos, estatutários e organizacionais e subsidiar os filiados na escolha dos caminhos que a APUFSC deve tomar.

Em breve, dentre iniciativas já definidas, publicaremos as regras para as matérias de opinião nos boletins especiais e de fluxo contínuo, serão ainda lançados vídeos de esclarecimentos. Nosso site já contém vasto material sobre esse importante tema www.apufsc.org.br/filiacao-nacional/.

Contamos com a ampla participação dos filiados e filiadas, acompanhando os debates, que se iniciam no dia 28/09 com o tema “Atuação sindical do ANDES e PROIFES no atual contexto político. As ações e formas de luta dos sindicatos nacionais dos docentes diante dos ataques atuais à universidade e aos professores”.

:::: Acompanhe a transmissão pelo Youtube da Apufsc

Os temas dos próximos debates serão: “Implicações dos modelos sindicais com a organização da Apufsc” ,  “Aspectos jurídicos da Filiação Nacional (Carta Sindical, quórum de votação, entre outros)”.

Participem.