Depois de um debate aprofundado e democrático, que começou no fim de 2018, os professores filiados à Apufsc-Sindical decidiram, em abril de 2019, que o sindicato deveria se vincular a uma entidade de abrangência nacional. A votação para definição de qual entidade nacional a Apufsc se vincularia seria tomada em 24 de março de 2020, mas foi adiada por causa da pandemia.

Em agosto de 2021, com a perspectiva de melhora das condições sanitárias, foi retomado o segundo momento de debate sobre a vinculação. Nessa etapa, que aconteceu online, foram produzidos boletins informativos, vídeos e debates ao vivo com representantes do Andes-SN e Proifes-Federação.

No dia 9 de junho de 2022, o Conselho de Representantes aprovou o edital de convocação para a assembleia única que definiria a vinculação, mercada para 5 julho. Porém, em cumprimento à decisão judicial da 7ª Vara do Trabalho de Florianópolis, nos termos definidos na decisão de tutela de urgência proferida nos autos da Ação trabalhista 0000507-20.2022.5.12.0037, a Apufsc-Sindical teve que realizar assembleias distintas e específicas: uma para deliberar sobre a dissolução e Incorporação ao Andes-SN e outra para deliberar sobre a filiação ao Proifes-Federação.

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) sobre a dissolução da Apufsc-Sindical para sua incorporação ao Andes-SN aconteceu no dia 6 de julho, seguida de três dias de votação online.  Ao todo,  752 professores votaram e não foi alcançado o quórum mínimo de um terço dos filiados efetivos em dia com suas obrigações sindicais, necessário para aprovação da dissolução da Apufsc e sua incorporação ao Andes-SN.

Para a filiação da Apufsc-Sindical ao Proifes, é necessário quórum de um quarto dos filiados e o voto favorável da maioria. A Apufsc realizou a primeira etapa da AGE para filiação nacional ao Proifes no dia 19 de julho e as votações acontecem nos dias 20, 21 e 22.

Primeira etapa do debate sobre filiação nacional

Desde que a diretoria da Apufsc convocou os professores para que manifestassem suas opiniões sobre a filiação nacional nos meios de comunicação do sindicato, mais de 50 artigos foram publicados. O site da Apufsc segue permanentemente aberto aos docentes que queiram se posicionar sobre a filiação.

A primeira votação foi realizada no dia 30 de abril e contou com 751 votantes (27% dos filiados) – maior participação dos últimos dez anos. A consulta foi feita em duas etapas: na primeira, 70% dos votantes indicaram que querem mudanças e que a Apufsc deveria estabelecer relação política sindical em âmbito nacional. Na segunda votação, sobre a forma desta relação, a maioria decidiu que quer a Apufsc filiada a uma das entidades sindicais nacionais (Andes-SN ou Proifes-Federação), encaminhando a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para decidir uma das duas. 

Estatutos

O estatuto é o documento que rege a entidade, portanto, a leitura é importante para compreender a organização da entidade nacional:

Estatuto Andes-SN | Estatuto PROIFES-Federação

Informativos

Filiação nacional já foi tema em informativos impressos da Apufsc. Confira os arquivos abaixo:

Questões Jurídicas da Filiação Nacional
Novembro de 2021 – Boletim nº 835

Pautas atuais do sindicato e formas de luta
Novembro de 2021 – Boletim nº 834

Reforma Administrativa, financiamento da Universidade e formas de luta
Outubro de 2021 – Boletim nº 833

No que implica a filiação ao Andes ou ao Proifes?
Outubro de 2021 – Boletim nº 832

Organização Sindical no Brasil
Outubro de 2021 – Boletim nº 831

Opção por Andes ou Proifes afeta Carta Sindical
Agosto de 2019 – Boletim Mural nº 830

Como fica o patrimônio da Apufsc?
Julho de 2019 – Boletim Mural nº 829

Andes e Proifes têm modelos de representações diferentes
Junho de 2019 – Boletim Mural nº 828

Boletim Extra 3 – Filiação Nacional
Abril de 2019 – Boletim nº 826

Boletim Extra 2 – Filiação Nacional
Março de 2019 – Boletim nº 825

Boletim Extra 1 – Filiação Nacional
Março de 2019 – Boletim nº 824

Boletim Especial – Filiação Nacional
Março de 2019Boletim nº 823

É hora de definir filiação nacional
Novembro de 2018 – Boletim nº 822

Inicialmente, a votação estava marcada para o dia 10 de setembro de 2019, mas ela foi adiada, após avaliação do Conselho de Representantes de que o sindicato deveria focar sua atuação nos desafios que a universidade vinha enfrentando, como o bloqueio de recursos e a discussão sobre o Future-se. Também se levou em consideração à época algumas divergências de interpretação sobre as questões jurídicas envolvidas no processo de filiação – como em relação à destinação do patrimônio e à carta sindical – e a necessidade de esclarecimento sobre elas, o que não poderia ser feito em tão curto prazo.

Segunda etapa do debate sobre filiação nacional

O segundo momento desse processo de definição sobre a Filiação Nacional estava marcado para março de 2020, quando foi decretado o estado de pandemia em escala mundial. A discussão foi adiada por mais de um ano, até que, no dia 24 de agosto de 2021, com a perspectiva de melhora nas condições sanitárias da pandemia, o Conselho de Representantes aprovou a constituição de uma Comissão para elaborar um calendário de atividades.

Entre as atividades propostas, está uma série de quatro debates visando a esclarecer os aspectos políticos, estatutários e organizacionais do Andes e Proifes. Os debates já realizados podem ser conferidos na íntegra abaixo. Os próximos serão divulgados com antecedência nos canais de comunicação da Apufsc.

Série de vídeos sobre a filiação nacional

Para complementar o material que dá subsídio para a decisão que os professores deverão tomar em breve, a Apufsc lançou também uma série de seis vídeos com participação das entidades nacionais Andes e Proifes.

O primeiro vídeo, publicado em 26 de outubro de 2021, tem o mesmo tema do Boletim Especial 2 – Filiação Nacional“No que implica a filiação ao Andes ou ao Proifes?”. O objetivo é abordar, entre outros assuntos, a organização sindical do movimento docente. A cada entidade foi dado o tempo máximo de 2 minutos de fala.

Dúvidas e informações sobre Andes e Proifes

Abaixo, estão as principais informações levantadas e organizadas pela Apufsc ao longo do processo de decisão da filiação nacional. Confira:

Representação

Andes
Fundada em 1981, a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior é um Sindicato Nacional desde 1988. Representa professores da educação básica ou da educação superior, de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, da rede federal e em nível distrital, estadual e municipal. Como o Andes já é um sindicato, as entidades que se filiam a ele não têm Carta Sindical, são apenas seções sindicais. 

Proifes
Fundado em 2006, o Proifes é a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Na condição de ‘federação”, o Proifes congrega sindicatos autônomos. As federações são associações de grau superior, que reúnem ao menos cinco sindicatos que representam um grupo de atividades ou profissões. 

Filiados

Andes
O Andes tem ao todo 126 seções sindicais, mas nem todas de universidades federais. Entre as federais, são 46 entidades filiadas. Além delas, o Andes informa que tem seções sindicais funcionando paralelamente aos sindicatos de docentes de três universidades federais: na UFCE, na UFRGS e UFSC. A situação do Andes na UFSC viola, conforme decisão da Justiça, o princípio da unicidade sindical, que estabelece que apenas um sindicato pode representar uma categoria, na mesma base territorial. 

Proifes
Congrega 11 sindicatos federados que representam docentes de Universidades e Institutos Federais (Adafa, ADUFC, ADUFG, ADUFRGS, ADUFSCar, ADURN, Apub, Sindiedutec, Sindiproifes-PA, SINDUFMA, e Sind-Proifes). 

Relação com centrais sindicais  

Andes
Desde 2007, o Andes é filiado à Central Sindical e Popular Conlutas (CSP -Conlutas)

Proifes
Recentemente, o Proifes se filiou à Central Única dos Trabalhadores (CUT), ligada ao Partido dos Trabalhadores, no dia 17 de setembro de 2021. Em sua fundação, o Proifes teve o apoio da CUT.

Carta Sindical

Proifes
Os sindicatos podem se filiar à Federação sem abrir mão da Carta Sindical; também podem se desfiliar a qualquer momento

Andes
Para aderir ao Andes, é necessário abdicar da Carta Sindical; se, futuramente, decidir deixar o Andes, a Apufsc terá de refazer todo o processo para ter reconhecida sua condição de sindicato novamente.

Contribuição dos filiados

Hoje, a contribuição sindical dos docentes filiados à Apufsc-Sindical é de 0,6% do rendimento bruto.
Este percentual é mantido desde 2009, em substituição ao 1% do salário líquido previsto no Estatuto e que vigorava antes, e foi adotado pela Diretoria e CR quando o Siape mudou sua base de cálculo do líquido para o bruto na folha de pagamento, por representar um valor equivalente ao estatutário. 
Andes recomenda às seções sindicais a padronização da mensalidade dos sindicalizados no patamar de 1% da remuneração bruta de cada professor filiado.
Não há nenhuma recomendação no estatuto do Proifes sobre contribuição sindical, a Apufsc teria autonomia para definir o percentual de desconto na remuneração dos docentes sindicalizados

Contribuição da Apufsc à entidade nacional

Andes
Em caso de filiação ao Andes-SN, a Apusfc deverá contribuir mensalmente com 20% da sua receita mensal oriunda da arrecadação de seus associados, mais 2% para o Fundo Único, sobre os 80% que ficam na seção sindical.

Normalmente não existem contribuições extras, apenas no caso de greves nacionais, quando o Comando Nacional de Greve (CNG) estipula um valor mensal para auxiliar nas mobilizações. As receitas de aluguel de imóveis e outras não precisam ser repassadas ao caixa nacional.

Proifes
Em uma eventual filiação ao Proifes-Federação, o repasse varia de acordo com a arrecadação da entidade federada. A Apufsc, atualmente, está situada na faixa que deve contribuir com 9% da arrecadação mensal dos sindicalizados. No cálculo da contribuição não entram outras arrecadações como aluguéis ou quaisquer outros investimentos da Apufsc. Não há contribuições extras previstas.

Patrimônio

Andes
O estatuto do Andes informa que a seção sindical será fiel depositária do Sindicato Nacional.

Proifes
Não há referência no estatuto do Proifes ao patrimônio da Apufsc em caso de filiação à Federação. Ao se filiar ao Proifes, a Apufsc mantém sua carta sindical e sua atual estrutura administrativa e tem autonomia em relação ao seu patrimônio.

Assembleia de filiação

Andes
O estatuto da Apufsc estabelece condições diferentes para tratar da dissolução da entidade, exigência necessária para filiação ao Andes. É necessário convocar uma AGE destinada a dissolver a Apufsc, seguida de votação que exige, no mínimo, dois terços dos filiados em dia com suas obrigações.

Proifes
Segundo o estatuto da Apufsc, para se filiar a uma entidade como o Proifes, o sindicato precisa convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar especificamente sobre a filiação, seguida de votação online, com quórum mínimo de um quarto dos filiados em dia com suas obrigações.

Processo Decisório

Andes
O estatuto do Andes, em seu artigo 9º, determina que “é vedado o voto não presencial, tal como virtual ou por procuração, nas instâncias deliberativas e nas eleições do Andes e das suas seções sindicais”.

Proifes
Uma eventual filiação ao Proifes não interferiria na organização interna do sindicato, nem nas assembleias e votações, que hoje são realizadas online.

Artigos sobre a filiação: confira as opiniões dos professores

Entraves ao exercício da democracia sindical: tristes mal-entendidos
18/07/2022
Autor: Armi Maria Cardoso

E continuamos com o tema divisionista!
18/07/2022
Autor: Nestor Roqueiro

Filiação ao Proifes: participação, independência e autonomia
15/07/2022
Autores: Bernardo W. Borges (FQM/Araranguá), Carlos W. Mussi (CSE, aposentado), Fernando Steinbruch Milman (CFM, aposentado), José Eduardo De Lucca (CTC), José F. D. de Guadalupe C. Fletes (CTC), Jovelino Falqueto (CTC, aposentado), Luiz Gonzaga de Souza Fonseca (CTC, aposentado), Nelson da Silva Aguiar (CDS, aposentado), Patrícia Della Mea Plentz (CTC), Paulo Belli (CTC), Sheila Rubia Lindner (CCS), Suzi Barletto Cavalli (CCS, aposentada), Rodrigo O. Moretti (CCS), Romeu Augusto de A. Bezerra (CA/CED, aposentado), Valdir Correia (CFM), Valmir José Oleias (CDS); Viviane M. Heberle (CCE, aposentada) e Wilson Erbs (CFM)

Para que serve a história?
14/07/2022
Autor: Adriano Duarte

Desinformação como estratégia política: triste retrato dos nossos tempos
13/07/2022
Autor: Camilo Buss Araujo

O que não te contaram
12/07/2022
Autores: Adir Valdemar Garcia (EED/CED), Adriana D’Agostini (EED/CED), Alberto Elvino Franke (GCN/CFH), Ana Maria Baima Cartaxo (aposentada), Armi Maria Cardoso (aposentada), Arno Bollmann (aposentado), Astrid Baecker Avila (EED/CED), Beatriz Staimbach Albino (CA/CED), Carmen Maria Oiveira Muller (CAL/CCA), Carolina Picchetti – (MEN/CED), Célia Regina Vendramini (EED/CED), Cynthia Machado Campos (aposentada), Douglas Francisco Kovaleski (SPB/CCS), Edivane de Jesus (DSS/CSE), Graziela Del Monaco (EDC/CED), Ilyas Siddique (FIT/CCA), Jocemara Triches (EED/CED), Lino Fernando de Bragança Peres (aposentado), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (DZR-CCA), Mailiz Garibotti Lusa (DSS/CSE), Makeli Garibotti Lusa (BOT/CCB), Maria da Graça Nóbrega Bollmann (aposentada), Maria Odete Santos (aposentada), Maria Regina de Ávila Moreira (DSS/CSE), Mauro Titton (MEN/CED), Natali Esteve Torres (CA/CED), Nise Jinkings (MEN/CED), Olinda Evangelista (Aposentada), Otávio Augusto Alves da Silveira (ECV-CTC), Paulo Horta (BOT/CCB), Paulo Marcos Borges Rizzo (aposentado), Paulo Pagliosa (OCN/CFM), Paulo Pinheiro Machado (HST/CFH), Paulo Ricardo do Canto Capela (DEF/CDS), Patricia Laura Torriglia. (EED/CED), Regina Célia Grando (MEN/CED), Rodrigo Diego de Souza (EDC/CED), Rosalba Maria Cardoso Garcia (EED/CED), Sandra Luciana Dalmagro (EED/CED), Simone Sobral Sampaio (DSS/CSE), Tiago Montagna (FIT/CCA), Valeska Nahas Guimarães (aposentada) e Vania Maria Manfroi (aposentada)

Não queremos votar o fim da Apufsc
08/07/2022
Autora: Maria Odete Santos

Declaração sobre a Assembleia da Apufsc chamada para 6 de julho de 2022
06/07/2022
Autores: Alberto Elvino Franke (GCN/CFH), Beatriz S. Albino e Natali Esteve Torres (titular e suplente, CA/CED), Carolina P. Nascimento e Regina Célia Grando (titular  e suplente MEN/CED), Edivane de Jesus e Maria Tereza dos Santos (titular e suplente DSS/CSE, Graziela Del Monaco e Natacha Eugenia Janata (titular e sulente EDC/CED), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (DZR-CCA), Maria Odete Santos (aposentada), Paulo Marcos Borges Rizzo e Ana Maria Baima Cartaxo (titular e suplente aposentados), Soraya Conde e Sandra Luciana Dalmagro (titular e suplente EED/CED), Tiago Montagna e Ilyas Siddique (titular e suplente FIT/CCA), Adriana D’Agostini (EED/CED), Armi Maria Cardoso (aposentada), Arno Bollmann (aposentado), Astrid Baecker Avila (EED/CED), Carmen Maria Oiveira Muller (CAL/CCA), Célia Regina Vendramini (EED/CED), Cynthia Machado Campos (aposentada), Coralia Tereziinha Piacentini  (aposentada), Douglas Francisco Kovaleski (SPB/CCS), Itamar Aguiar (SPO/CFH), Ivete Simionato (aposentada), Josimari Telino de Lacerda (SPB/CCS), Lino Fernando Bragança Perez (aposentado), Mailiz Garibotti Lusa  (DSS/CSE), Makeli Garibotti Lusa (BOT/CCB), Maria da Graça Nóbrega Bollmann (aposentada), Maria Regina de Ávila Moreira (DSS/CSE), Mauro Titton (MEN/CED), Nilse Jinkings (MEN/CED), Olinda Evangelista (aposentada), Otávio Augusto Alves da Silveira (ECV-CTC), Paulo Horta (BOT/CCB), Paulo Pinheiro Machado (HST/CFH); Sônia Weidner Maluf (aposentada), Valdir Alvin (CNM/CSE), Valeska Nahas Guimarães (aposentada), Vânia Maria Manfroi (aposentada) e Vera Nogueira (aposentada)

Estão com medo da maioria da categoria?
04/07/2022
Autores: José Guadalupe Fletes, Bernardo Walmott Borges e Rafael Gallina Delatorre

Cumprir e fazer cumprir o Estatuto seria apenas uma exigência burocrática?
29/06/2022
Autores: Adriana D’Agostini (EED/CED), Alberto Elvino Franke (GCN/CFH), Ana Maria Baima Cartaxo (Aposentada), Astrid Baecker Avila (EED/CED), Beatriz Stainback Albino (CA/CED), Célia Regina Vendramini (EED/CED), Carolina Picchetti Nascimento (MEN/CED), Douglas Francisco Kovaleski (SPB/CCS); Edivane de Jesus (DSS/CSE), Graziela Del Monaco (EDC/CED), Ilyas Siddique (FIT/CCA), Luana Renostro Heinen (DIR/CCJ), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (DZDR/CCA), Maria da Graça Nobrega Bollmann (Aposentada), Maria Odete Santos (Aposentada), Mauro Titton (MEN/CED), Natacha Eugenia Janata (EDC/CED), Natali Esteve Torres (CA/CED), Olinda Evangelista (Aposentada), Otávio Augusto Alves da Silva (ECV/CTC), Paulo Marcos Borges Rizzo (aposentado), Paulo Pinheiro Machado (HST/CFH), Sandra Luciana Dalmagro (EED/CED), Simone Sobral Sampaio (DSS/CSE), Soraya Franzoni Conde (EED/CED), Thereza Cristina Bertazzo Silveira Viana (CA/CED) e Tiago Montagna (FIT/CCA)

Mamute Lanoso
27/04/2022
Autor: Nestor Roqueiro

E o salário?
03/12/2021
Autor: Nestor Roqueiro

Luzes para uma encruzilhada – Apufsc 46 anos
17/11/2021
Autora: Patricia Della Méa Plentz

Patético
22/10/2021
Autor: Nestor Roqueiro

Piorando
19/10/2021
Autor: Nestor Roqueiro

Valem nada
13/10/2021
Autor: Nestor Roqueiro

Não abrimos mão da liberdade de organização sindical
11/10/2021
Autores: Astrid Baecker Avila, Célia Vendramini, Maria Regina de Ávila Moreira, Maria Teresa Santos, Mauro Titton, Paulo M. B. Rizzo e Paulo Pinheiro Machado

Algumas consequências da Filiação da Apufsc ao Andes ou ao Proifes
20/02/2020
Autores: Edinice Mei Silva, Jovelino Falqueto e Wilson Erbs

Vinculação nacional, que a base seja convocada para decidir
14/11/2019
Autores: Abdon Luiz Schmitt Filho (CCA), Adir Valdemar Garcia (CED), Alessandra Larissa O. Fonseca (CFM), Astrid Baecker Avila (CED), Célia Regina Vendramini (CED), Cristina Sheibe – CFH, Daniela Lemos Carceceri (CCS), Débora Amariolli (CCE), Dulce Marcia Cruz (CED), Edson Anhaia (CED), Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho (CCA), Maria Regina de Avila Moreira (CSE), Marília Carbonari Dart (CCE), Marli Auras (aposentada CED), Mauro Titton (CED), Nise Jinkings (CED), Paulo Marcos Borges Rizzo (aposentado, CTC), Paulo Pinheiro Machado (CFH), Paulo Ricardo do Canto Capela (CDS), Paulo Roberto Pagliosa Alves (CFM), Patricia Torriglia (CED), Patrízia Ana Bricarello (CCA), Priscila Genara Padilha (CCE), Renata Goulart Castro (CCS), Samuel Steiner dos Santos (CTC) e Soraya Franzoni Conde (CED)

Resposta à correspondência enviada à Apufsc
28/08/2019
Autor: Prudente José Silveira Mello, advogado da Apufsc

Carta à diretoria da Apufsc
28/08/2019
Autores: Astrid Baecker Avila, Célia Vendramini, Maria Regina de Ávila Moreira, Maria Teresa Santos, Mauro Titton, Paulo M. B. Rizzo e Paulo Pinheiro Machado

Vinculação nacional é importante, mas não é o bastante, é preciso ter força
21/08/2019
Autores: Maria Regina de Avila Moreira e Mauro Titton

Proifes ou Andes? Eis a questão a decidir!
05/07/2019
Autor: José Fletes

Andes ou Proifes? Por um debate sério e livre de fake news
04/07/2019
Autores: Célia Vendramini e Paulo Pinheiro Machado

 A necessidade do convívio e os modelos de organização sindical
Autores: Wilson Erbs e Valmir Oleias
03/06/2019

Andes ou Proifes?
Autores: Astrid Baecker Avila e Paulo M. B. Rizzo
03/06/2019

À Diretoria da Apufsc e a seu Conselho de Representantes
Autor: Nilton Branco
03/052019

A omissão propicia a volta do Andes
Autor: Marcelo Carvalho
02/05/2019

Abro mão
Autor: Nestor Roqueiro
02/05/2019

 Aprender a perder
Autor: José Fletes
01/05/2019

Nota da Diretoria – Resultado da Assembleia sobre Filiação
30/04/2019

Como burlar a vontade da maioria em um processo de votação
Autor: Paulo C Philippi
29/04/2019

Uma leitura dos resultados
Autor: José Fletes
29/04/2019

Filiação nacional em debate: 751
Autor: Nestor Roqueiro
29/04/2019

Filiação nacional em debate 
Autor: Nilton Branco
24.abril , 2019

Prof. Nestor vs. Paulo Guedes
Autor: Marcelo Carvalho
24/04/2019

Vamos decidir sobre vinculação nacional da Apufsc
Autores: Ana Maria Baima Cartaxo; Astrid Baecker Ávila; Célia Regina Vendramini; Maria Regina de Ávila Moreira; Mauro Titton; Paulo Marcos Borges Rizzo e Paulo Pinheiro Machado
24/04/2019

Dia do trabalhador
Autor: Nestor Roqueiro
23/04/2019

Unidade para barrar o desmonte da previdência e da universidade pública
Autores: Ana Maria Baima Cartaxo, Astrid Baecker Ávila, Célia Regina Vendramini, Maria Regina de Ávila Moreira, Mauro Titton, Paulo Marcos Borges Rizzo e Paulo Pinheiro Machado
18/04/2019

Por que defendemos a filiação da APUFSC-Sindical ao PROIFES-Federação
Autores: Wilson Erbs e Jovelino Falqueto
18/04/2019

Golpe a vista? Por que não estabelecemos de uma vez as regras da votação?
Autor: Marcelo Carvalho
18/04/2019

Informação correta sobre repasses ao Andes
Autor: Paulo M.B. Rizzo
18/04/2019

Nota da Diretoria: Para ir além do Isolamento e da Filiação
15/04/2019

​Nem Andes, Nem Proifes! Não Temos “Complexo de Vira-Lata”
Autor: Gerson Renzetti Ouriques
15/04/2019

Sabemos mesmo no que estamos votando?
Autor: Marcelo Carvalho
11/04/2019

APUFSC – as opções para a representação sindical
Autor: Marcos Aurélio da Silva
11/04/2019

Papel higiênico
Autor: Nestor Roqueiro
2/04/2019

“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke)
Autor: José J. de Espíndola
1/04/2019

Diretoria e CR ignoram aspectos essenciais na questão da filiação nacional. Por quê?
Autor: Marcelo Carvalho
29/03/2019

O debate sobre a filiação nacional
Autores: Wilson Erbs e Jovelino Falqueto
29/03/2019

Juntemo-nos no Andes, em defesa da unidade sindical e da pluralidade de ideias
Autores: Irineu Manoel de Souza e Maria Teresa dos Santos
28/03/2019

Filiação da Apufsc
Autores: Luiz Gonzaga de Souza Fonseca
28.março , 2019

Com todo o respeito que merecem os professores Fletes e Yunes, permitam-me discordar neste momento
Autor: Nestor Roqueiro
25/03/2019

São cegos que guiam a outros cegos
Autor: Rosendo A. Yunes
22/03/2019

ANDES vs. PROIFES: Qual das opções permite que a APUFSC mantenha sua autonomia?
Autor: Marcelo Carvalho
21/03/2019

Para defender os direitos dos docentes precisamos unificar o movimento docente
Autor: Mauro Titton
20/03/2019

Devemos nos esforçar ou não para produzir algo academicamente relevante?
Autor: Marcelo Carvalho
20/03/2019

Escravo
Autor: Nestor Roqueiro
19/03/2019

Andes nunca!!
Autor: Marcelo Carvalho
19/03/2019

Negociação? Com quem?
Autor: Nestor Roqueiro
18/03/2019

Em defesa da pluralidade!
Autor: José Fletes
15/03/2019

Opções na consulta sobre filiação beneficia Andes/ Proifes
Autor: Marcelo Carvalho
15/03/2019

Docentes da UFSC e da UFFS e a reunificação do movimento docente nacional
Autores: Astrid Baecker Avila, Maria Regina de Avila Moreira e Paulo M. B. Rizzo
14/03/2019

Este é o objetivo do Guedes para aposentadorias (Apufsc vai fazer o que?)
Autor: Nestor Roqueiro
13/03/2019 

A filiação nacional da Apufsc é uma armadilha?
Autor: Marcelo Carvalho
11/12/2018 

A Questão da Filiação Nacional: um esclarecimento à Diretoria da Apufsc e ao CR
Autor: Marcelo Carvalho
17/12/2018

Compartilhar