Com orientações específicas, Centros da UFSC iniciam Pré-Fase 2

Desde o último dia 20, áreas se preparam para implementação de retorno gradual às atividades presenciais, respeitando normas de biossegurança

Em março de 2020, teve início na UFSC um desafio sem precedentes na história da universidade: a implementação do ensino remoto. A instituição precisou criar, em poucos meses, uma nova forma de manter suas atividades, em um contexto de pandemia do coronavírus e de dificuldades de orçamento em educação. Em 20 de setembro de 2021, no entanto, a universidade ingressou em uma nova etapa: a Pré-Fase 2.

Com isso, além das atividades não-presenciais, a universidade passou a admitir atividades presenciais essenciais aprovadas pela administração, além do início da organização para o gradual retorno presencial, conforme determina o Guia de Orientações para a Pré-Fase 2 e de acordo com as Portarias 405 e 406.

Os Centros da UFSC estabeleceram, então, definições específicas para esta fase. Confira como está esse processo em cada um, conforme as informações dos diretores dos Centros:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Diretora – Profa. Miriam Furtado Hartung

“No CFH, verificamos que toda a comunidade está vacinada (exceto por poucos casos de pessoas em tratamento médico que tiveram de adiar a vacina) e mapeamos situações de risco. A partir dessas informações, as chefias estão elaborando os planos de atividade, que deverão ser concluídos na semana que vem [esta semana]. Os planos dividem as equipes em três grupos: os que permanecerão em atividade inteiramente remota, os que adotarão um regime híbrido regular (em dias fixos de trabalho) e os que adotarão um regime híbrido esporádico (sob demanda, podendo ter dia fixo ou não). Além disso, desenvolvemos um sistema para solicitação de trabalho presencial, o que nos permite saber com antecedência se há algum dia ou espaço com muito fluxo de pessoas. Mas essa hipótese é improvável, porque não há necessidade imediata de retorno em massa aos locais de trabalho. A retomada será, portanto, gradual e segura. Já distribuímos itens de segurança nos prédios (como tapetes e dispensers de álcool) e nos próximos dias definiremos o fluxo para entrega de EPIs e vamos implementar a sinalização de segurança”.

Centro de Ciências da Educação
Diretor – Prof. Antonio Alberto Brunetta

“No Centro de Ciências da Educação as decisões são distintas no que diz respeito à Pré-Fase 2. Na Educação Superior, até segunda ordem, não haverá pré-fase 2. Na Educação Básica (Núcleo de Desenvolvimento Infantil, NDI e Colégio de Aplicação, CA), a Pré-Fase 2 já está em andamento”.

Centro de Ciências Agrárias
Diretora – Profa. Rosete Pescador

Ainda em fase de construção.

Centro Tecnológico
Diretor – Prof. Edson Roberto De Pieri

“A Direção do Centro informa que a partir de 23/09/2021 todos os TAEs e Docentes do CTC que receberam as duas doses da vacina COVID-19 estão autorizados a frequentar as dependências do CTC, devendo observar as normas estabelecidas pelo Guia de Biossegurança da UFSC”.

Campus de Blumenau
Diretor – Prof. João Luiz Martins

“Aqui no Campus Blumenau tão logo recebemos a portaria do Reitor que autorizava o trabalho presencial dos servidores realizamos encontros e reuniões com os setores, bem como fizemos uma audiência pública (live), visando a orientar e tirar dúvidas de estudantes, técnicos administrativos e docentes. Recebemos planos de todos os departamentos, bem como de alguns setores administrativos. A Direção Geral pré-aprovou todos os planos, com o pedido de alguns ajustes para que possamos dar transparência a comunidade acadêmica via link em nosso site. Entretanto, a aprovação completa está condicionada à existência de equipamentos que possam realizar as medições de CO2. Neste sentido, o Campus aguarda que a Administração Central nos remeta os equipamentos para que esta etapa seja viabilizada.”

Centro de Desportos
Diretor – Prof. Michel Angillo Saad

“Estamos trabalhando em todos os setores de forma presencial e remota, através de escalas entre os servidores e preparando a fase 2. Em breve vamos divulgar as escalas, em que serão apresentados os dias e horários que estamos em trabalho remoto ou presencial. Todos os servidores estão devidamente equipados com máscaras e todos setores apresentam informações que seguem o guia de biossegurança da UFSC.”

Centro Tecnológico de Joinville
Diretor – Prof. Diego Santos Greff

“A comissão que vai auxiliar nisso foi recentemente estabelecida mas não temos definições ainda”.

Centro de Ciências Rurais de Curitibanos
Diretor – Prof. Juliano Gil Nunes Wendt

“Em Curitibanos a maioria dxs servidorxs estão desenvolvendo trabalhos na forma híbrida ou presencial. Criamos uma comissão de vigilância epidemiológica que vai trabalhar as instruções do Guia de Biossegurança. O processo de retorno Pré-fase 2 foi constituído de conversa com docentes e técnicos (as representações realizaram as reuniões) e quem representou foram os membros da comissão de vigilância.” 

Centro de Ciências Biológicas
Diretor – Prof. Alexandre Verzani Nogueira

“As atividades da Pré-fase 2 seguem as instruções comunicadas e discutidas em reuniões do Conselho Universitário da UFSC. Em linhas gerais, estamos fazendo um levantamento das condições e preparando os ambientes para o retorno das atividades presenciais gerais do CCB.

Em adição, seguem os trabalhos de pesquisa da Fase 1, com base no Guia de Biossegurança da UFSC, com seus anexos, e autorizados pelas chefias, direção e GR.”

Centro de Comunicação e Expressão
Diretor – Prof. Fabio Luiz Lopes Da Silva

No CCE, foi liberado o acesso, respeitando as normas de biossegurança, a coordenadores e subcoordenadores de graduação e pós-graduação, chefes e subchefes de departamento, chefes de expediente e diretor e vice-diretora de Centro. Demais docentes e TAEs continuam a ter acesso às dependências do CCE mediante autorização prévia da Direção de Centro. As autorizações de entrada também podem ser concedidas a bolsistas com ciclo vacinal completo.

Até o momento, não tivemos retorno dos seguintes centros: Centro de Ciências da Saúde, Centro Sócio-Econômico, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Centro de Ciências Jurídicas e Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde.

Imprensa Apufsc