Funcionários relatam 161 casos de censura na Empresa Brasileira de Comunicação

Dossiê aponta ainda 89 episódios em que se veiculou apenas o ponto de vista do governo federal, de agosto do ano passado até julho de 2021, destaca o Globo

Um documento divulgado nesta terça-feira revela que foram relatados 161 casos de censura na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) de agosto do ano passado até julho de 2021. O dossiê, produzido pela comissão de empregados da emissora pública, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas e sindicatos da categoria, mostra ainda que houve 89 casos em que se veiculou apenas o ponto de vista do governo federal.

Segundo o documento, 208 eventos do governo de Jair Bolsonaro interromperam a programação da TV Brasil, um dos veículos da EBC, e ocuparam a grade da tv por 157 horas, 42 minutos e 29 segundos. Em uma dessas transmissões Bolsonaro atentou contra o sistema eleitoral brasileiro e a segurança das urnas eletrônicas. O caso é investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O relatório aponta que os temas mais afetados pela suposta censura no órgão foram direitos humanos (25% dos episódios), saúde (21,3%), geral (18,3%) e política (12,2%). Reportagens sobre a CPI da Covid no Senado; acampamento indígena Terra Livre; falhas na vacinação; pautas ligadas aos direitos LGBTQIA+, entre outras estiveram entre os temas censurados.

Leia na íntegra: O Globo