Entidades participam de reunião sobre interrupção de avaliação de programas e concessão de bolsas pela Capes

Encontro, que contou com a participação de representantes da SBPC, Andifes, ANPG, UNE e parlamentares

Sete entidades, dentre elas a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), participaram nessa terça-feira (9) de uma reunião com a diretoria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e parlamentares para discutir a suspensão da Avaliação Quadrienal (2017-2020) e a atuação do Conselho Técnico Científico do Ensino Superior do órgão.

Outro assunto debatido foi a garantia dos pagamentos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica (RP), até o fim deste ano, além do orçamento da Educação para 2022.

Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, perguntou sobre os encaminhamentos jurídicos para a continuidade da avaliação e apontou a necessidade de prorrogação dos mandatos dos coordenadores de áreas até o final dessa avaliação e de não abrir a Avaliação de Proposta de Curso Novo (APCN) até à conclusão da avaliação para não prejudicar cursos que já estão no sistema e que poderão solicitar abrir doutorado, se subirem para nota 4.

Outro tema tratado por Sobral foi a luta travada pela SBPC com o parlamento pela recomposição dos recursos para 2022. “Mostrei o quanto é importante os PLNs 17 e 31 para pagamento das bolsas PIBID e RD, como também a recomposição orçamentária para 2022 no valor de R$ 800 milhões, informação  apresentada pela presidente da Capes durante a reunião”, explica Sobral.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência