Declaração de ministro da Educação eleva risco de caos no Enem

Milton Ribeiro reduz crise no Inep à questão administrativa e causa desconfiança em servidores, aponta a Veja

A resposta do ministro da Educação, Milton Ribeiro, à crise do Inep, órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, elevou o grau de preocupação com a aplicação da prova no próximo domingo entre os servidores da autarquia.

Na tarde desta terça-feira, 16, Ribeiro se reuniu com o ministro da Justiça, Anderson Torres, para tratar da segurança do Enem. Ao final do encontro, Ribeiro deu sua interpretação para o pedido de exoneração de 37 servidores que ocupavam cargos de coordenação no Inep: “Tiveram lá uma discussão a respeito de uma gratificação a mais. Isso é um assunto administrativo, que não tem nada a ver com prova de Enem. [Tem] tudo a ver com pagamento, ou não, de gratificação” disse o ministro.

Um alto funcionário do Inep, diretamente responsável pela prova, disse à reportagem de VEJA que a declaração assustou os servidores. Há o temor de que a culpa por eventuais problemas que surgirem na aplicação da prova recaia sobre os funcionários que compõem a Equipe de Tratamento de Risco. A chamada ETIR é uma espécie de comissão, reunida em uma sala de situação durante o dia da prova, responsável por arbitrar e resolver situações de conflito no dia do exame.

Leia na íntegra: Veja