Enem: Velocidade para resolver problemas está ameaçada

Alerta partiu de servidores do órgão envolvidos com a organização do teste, destaca o Valor

A velocidade de resposta do Inep aos problemas normalmente verificados durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser bem menor na edição da prova que começa no próximo domingo. Esse é o principal alerta feito por servidores do órgão envolvidos com a organização do teste.

Segundo apurou o Valor, os riscos inerentes à aplicação de uma prova do porte do Enem são os mesmos de edições passadas, mas a agilidade para a resolução está comprometida. Segundo os servidores – que preferem não ter os nomes divulgados -, isso acontece por falta de respaldo por parte do presidente do Inep, Danilo Dupas, e do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Ocorrências corriqueiras, como a falta de energia elétrica em uma escola, pedem respostas rápidas dos servidores sobre a manutenção ou o adiamento do teste para todos os estudantes afetados. A mesma agilidade é exigida da equipe de tecnologia da informação (TI) para eventuais problemas na aplicação da versão on-line da prova.

O Inep está há algumas semanas sem um responsável pela diretoria de TI. “O Inep é 70% TI. É como se fosse uma diretoria vital para o Inep e está infartada”, explicou um dos servidores.

Leia na íntegra: Valor Econômico