SBPC convida toda a sociedade a participar da 3ª Jornada de Mobilização em Defesa da Ciência

Em articulação com entidades científicas e acadêmicas, o novo ato será realizado no dia 23

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) se une novamente a entidades acadêmicas e científicas para a 3ª Jornada de Mobilização em Defesa da Ciência, que será realizada no dia 23. Com atividades online e presenciais, a mobilização terá o mote “Qual o valor da ciência?”. A SBPC convida todas as Sociedades Afiliadas a realizarem atividades em torno dessa questão, como, por exemplo, aulas magnas mostrando o valor da sua área de atuação para a sociedade em geral.

O dia começará com um tuitaço às 10h00 com a hashtag #SOSCIÊNCIA. Em seguida, às 11h, será realizada uma manifestação presencial na porta do Ministério da Economia. Das 14h às 16h acontecerá o ato online “Quanto vale a Ciência?”, que contará com a participação de parlamentares e de representantes de entidades da área de CT&I. A transmissão será pelo canal da ANPG no YouTube.

Segundo Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC, essa nova mobilização se somará a uma série de atos e debates que tem acontecido desde o mês passado para sensibilizar o Congresso Nacional a liberar recursos para a ciência brasileira. O objetivo é reverter os cortes, bem como buscar a liberação dos recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento da pesquisa científica no país, e o reajuste das bolsas de estudo, que estão congeladas desde 2013.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência