Servidores públicos tiveram 16 mil dados vazados em 2021

Dados incluem CPF, e-mail e documentos com foto, destaca o UOL

Um levantamento sobre cibersegurança revelou que 16 mil credenciais de funcionários de órgãos públicos federais, estaduais e municipais estiveram expostas na internet. Isso significa que os servidores usaram o login e senha corporativos em sites que requisitam algum tipo de cadastro e acabaram tendo os dados expostos ou por vazamento direto do próprio órgão público.

O levantamento, obtido com exclusividade pelo UOL, é da Axur – referência em monitoramento, detecção e derrubada de riscos digitais na internet no Brasil. O relatório corresponde ao período de julho a setembro de 2021 e constatou que, ao todo, o país teve 2,03 milhões de dados expostos.

Apesar do quantitativo, o número representa uma queda de 99,56% em comparação ao segundo trimestre de 2021, quando houve o vazamento de 465,5 milhões de registros.

Já em relação ao vazamento de credenciais governamentais, a queda foi de 95,97%. No segundo trimestre, foram 160.478 senhas e logins expostos. O relatório não informa os órgãos públicos que tiveram os dados vazados por “questão de segurança e confidencialidade”, mas “são todos de pessoas físicas que trabalham nesses lugares”.

Leia na íntegra: UOL