Educação pesa tanto na qualidade de vida quanto no dinheiro no bolso, mostra pesquisa do IBGE

Renda alta não garante bem-estar no país, segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares. Empregados domésticos são mais vulneráveis, destaca o Globo

Ter uma renda alta não garante bem-estar no Brasil, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017-2018): Indicadores de Qualidade de Vida, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. Os dados mostram que o acesso à educação é tão importante para a qualidade de vida dos brasileiros quanto a saúde financeira e a posse de eletrodomésticos como geladeira e fogão.

Com os dados da POF 2017-2018, o IBGE divulga dois índices multidimensionais: o Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV) e o  Índice de Desempenho Socioeconômico (IDS). Como estão sendo divulgados pela primeira vez, esses índices são classificados como estatísticas experimentais.

Os dados divulgados pelo IBGE são um recorte da POF que mostra outras dimensões do bem-estar para além dos gastos e compras das famílias com produtos e serviços.

O objetivo do levantamento divulgado nesta sexta-feira foi apresentar uma visão mais abrangente da qualidade de vida no país.

Leia na íntegra: O Globo