Apufsc participa de encontros do Observatório do Conhecimento em Brasília

Nas reuniões, foram avaliadas as ações em prol da educação em 2021 e planejadas as do próximo ano

O Observatório do Conhecimento promoveu encontros nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, em Brasília, para avaliar as ações realizadas em defesa da educação do país em 2021 e planejar iniciativas do próximo ano. Representando a Apufsc, que apoia a rede, esteve o Diretor de Divulgação e Imprensa do Sindicato, Romeu Bezerra. Também participaram dos encontros outras associações e sindicatos de professores universitários.

Na terça-feira (30), a vice-presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, apresentou a mesa de debate “Análise do cenário político e perspectivas sobre as universidades brasileiras”, que tratou dos principais desafios atuais para as universidades, como a recomposição orçamentária e a crise na Capes e no CNPq. No mesmo dia, foi realizada uma avaliação da pauta do Congresso Nacional pelo assessor parlamentar do Observatório, Heithor Zanini.

Já na quarta-feira (1), os representantes discutiram e planejaram as principais ações para 2022, entre elas, o lançamento da pesquisa nacional “A liberdade acadêmica está em risco no Brasil?“, que deve ocorrer em Brasília. Os representantes também fizeram uma visita ao Congresso Nacional para conversar com parlamentares da base e da oposição, além de integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Pública.

Confira fotos dos encontros:

Imprensa Apufsc