Vestibular UFSC 2022: Primeira colocada entre concorrentes egressos do ensino público defende ações afirmativas

A UFSC destina parte de suas vagas para estudantes egressos do ensino público

Passar no vestibular para um curso de alta concorrência já é um grande feito, mas passar em primeiro lugar tem um sabor ainda mais especial. Catherine Tomaszewski, da Escola Estadual Professor José Rodrigues Lopes, de Garopaba, no Litoral de Santa Catarina, teve a maior pontuação entre os estudantes egressos de escola pública e vai cursar Medicina em uma das melhores instituições do país. “Estou muito feliz por passar em Medicina na UFSC, instituição pela qual tenho muita admiração. Estar em 1° lugar nas cotas de escola pública é muito gratificante para mim e me mostrou do que sou capaz”, disse.

Guilherme Henrique Donatti e Leticia Balbinott, ambos egressos de escolas do Rio Grande do Sul ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar na relação de aprovados de instituições públicas. Ambos também optaram pelo curso de Medicina. O Vestibular da UFSC reserva vagas, em todos os cursos ofertados, para estudantes que tenham feito integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda. Dentre esses candidatos, os autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências, na forma prevista pelas leis nº12.711/2012 e nº13.409/2016, são contemplados na forma da Política da Ações Afirmativas da UFSC.

Para Catherine, dois pontos foram essenciais para conseguir a aprovação: a dedicação e completa atenção às aulas no último ano e a rede de apoio formada pela família e pelas amigas. “Espero ser uma profissional da saúde competente e que eu possa ajudar a amenizar o sofrimento de muitas pessoas”, comenta. Ela também deseja sorte aos estudantes que vêm de ensino público. “As ações afirmativas fazem toda diferença para as minorias e devem ser sempre apoiadas, enquanto as desigualdades persistirem na sociedade”, pontua.

A UFSC destina parte de suas vagas para estudantes egressos do ensino público. Na escola de Catherine, conforme relatório da Comissão Permanente do Vestibular, dos 15 inscritos para o concurso da UFSC, seis foram aprovados, o que equivale a 40%.

Vestibular 2022

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou na manhã desta sexta-feira, 18 de fevereiro, os resultados do Vestibular 2022 e do Processo Seletivo UFSC/2022 – Educação do Campo. Os listões com os nomes dos aprovados podem ser conferidos em vestibular2022.ufsc.br e educacaodocampo2022.ufsc.br. O anúncio ocorreu em evento on-line, transmitido pelo Youtube, ocasião em que foram apresentados os dez primeiros colocados da listagem geral do Vestibular e os três primeiros classificados oriundos de escola pública.

O Vestibular UFSC 2022 teve 18.141 inscritos, sendo 1.074 treineiros e 17.067 candidatos concorrendo a uma das 4.521 vagas oferecidas em 98 cursos de graduação nos cinco campi da Universidade (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville). Mais de 2,3 mil pessoas fizeram parte da equipe de apoio que trabalhou para a realização das provas.

Ao dar as boas-vindas aos calouros, a presidente da Coperve, Maria José Baldessar, destacou o esforço da equipe envolvida no concurso, que trabalhou desde abril do ano passado para a realização do vestibular, e os desafios logísticos de se organizar um evento desse porte em meio à pandemia de covid-19. “Para nós, Coperve, implica desde a gente pensar no bandeide e na caixinha de medicamentos, até pensar na ventilação da sala e na limpeza. Todas as nossas decisões foram baseadas nas orientações da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC.”

Fonte: Notícias da UFSC