Observatório UFSC lança painel sobre perfil discente da pós-graduação

O Observatório UFSC foi lançado em novembro de 2021 com mais de 300 indicadores e agora recebe novos dados

O Observatório UFSC, plataforma de transparência e apoio à gestão que integra, em um único ambiente, os dados e informações de vários domínios da instituição, tem agora um  novo painel sobre a temática de Pós-Graduação (Stricto Sensu e Lato Sensu) – Perfil Discente, onde é possível verificar o número de alunos, sua faixa etária, gênero, curso, origem e etc.  O painel também conta com gráficos e mapas que auxiliam o usuário a compreender as informações.

Entre as informações disponíveis, verifica-se que a UFSC conta com 3.421 bolsistas entre 7700 acadêmicos regularmente matriculados. A maioria deles se encontra na faixa etária dos 25 aos 30 anos. O curso com maior número de alunos e alunas é o de Engenharia Mecânica – são 292 no total. A ferramenta também permite verificar as distinções entre mestrado e doutorado nas modalidades acadêmica e profissional.

No site, é possível também verificar dados e informações sobre pesquisa, ensino, extensão, inovação, além de indicadores de orçamento e planejamento, por exemplo. O portal foi lançado em novembro de 2021 e tem a sua origem ligada à Secretaria de Inovação (Sinova), que conseguiu captar recursos externos para financiar um projeto de pesquisa que tinha o objetivo de apresentar à sociedade as patentes e ativos de Propriedade Intelectual (PI) da UFSC. A ideia do Observatório transformou-se em um projeto institucional, agregando todas as áreas da Universidade.

A plataforma possibilita o acesso à informação e transparência, a identificação e incorporação de melhorias com mais celeridade, a gestão ativa e eficiente baseada em dados e a efetividade de gestão, inclusão e transparência.

Fonte: Notícias da UFSC