Professores da UFSC em Curitibanos cobram entrega do Centro de Ensino Multiuso

No início de fevereiro, docentes fizeram uma visita ao prédio, que aparenta estar pronto. No entanto, enquanto a empresa responsável afirma que a obra está entregue, UFSC cobra melhorias

Era 2013 quando a Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentou um plano de construções prioritárias no campus de Curitibanos. Entre as edificações consideradas emergenciais, em fase de projeto e com prioridade alta de execução já naquele momento, estava o Centro de Ensino Multiuso (CBS02). Quase uma década depois, a obra ainda não foi entregue à comunidade acadêmica.

A edificação está em fase final, ocupa área adjacente ao Bloco CBS01 e conta com cerca de 9 mil metros quadrados, distribuídos em cinco andares. Deverá abrigar 29 laboratórios, 13 salas de aulas, 51 salas de professores, 14 salas técnicas, três salas de reuniões, um herbário, uma sala de apoio, uma sala de bolsistas, um almoxarifado, uma sala de técnicos e uma sala de centros acadêmicos.

O espaço será utilizado pelos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia e Medicina Veterinária. A obra foi licitada com valor final de R$ 22.220.822,28 e deveria ser concluída, pelos planos iniciais, até o final de 2016. No entanto, apesar de quase pronta, ainda não foi entregue.

No início de fevereiro, professores da UFSC em Curitibanos fizeram uma visita ao prédio, que aparenta estar pronto. “A situação está difícil. A empresa diz que entregou a obra e a UFSC não pagou alguns aditivos. Já a UFSC está exigindo reformas na obra”, explicou um dos professores.

Um relatório preliminar feito pela UFSC sobre pendências a serem corrigidas na obra pela empresa contratada elenca 45 pontos, como corrigir infiltrações de água, corrigir pintura e repor telhas, limpeza, entre outras questões.

A empresa responsável pela construção entrou na Justiça em 2020 e alega que executou um aditivo que não foi pago pela universidade. O gabinete da reitoria da UFSC foi procurado pela Apufsc-Sindical para comentar a situação atual da obra e dar um novo prazo de entrega, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

CBS02
Situação atual do CBS02, na UFSC em Curitibanos

Desde 2014, protestos cobram estrutura

Em 2014, protestos ocorreram no campus da UFSC em Curitibanos com o intuito de chamar a atenção para as demandas de infraestrutura do local e atraso em obras. Os atos foram organizados pelos professores filiados ao Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) na cidade e contaram com a presença também dos estudantes.

Em 2015, outra manifestação passou pelas ruas da cidade. Professores, alunos e técnicos administrativos do campus da UFSC em Curitibanos fizeram uma passeata alertando a população do município sobre as precárias condições de trabalho na unidade e pediram aumento do espaço físico.

Em agosto de 2015, os professores do campus decidiram paralisar as atividades para reivindicar melhores condições de trabalho na unidade. A pauta de reivindicações apontava a falta infraestrutura, espaço físico inadequado e carência de equipamentos. Pedia ainda melhoria nas condições de trabalho e mais profissionais. Em relação à infraestrutura, o primeiro pedido era a garantia da execução da obra do CBS02 e entrega do mesmo no prazo previsto, em agosto de 2016.

Imprensa Apufsc