Estudantes da UFSC organizam Dia de Mobilização em Defesa da Universidade

Atos serão realizados no dia 7 de março, em frente ao prédio da Reitoria

A Associação de Pós-Graduandos (as) da Universidade Federal de Santa Catarina (APG-UFSC) divulgou o calendário de ações para 7 de março, Dia de Mobilização em Defesa da Universidade.

Os atos iniciam às 9h, com a elaboração de cartazes e socialização. Às 10h30, haverá um momento de diálogo para análise de conjuntura, com espaço para qualquer pessoa presente manifestar-se. A ideia é discutir a situação da universidade e debater as reivindicações das entidades ligadas à UFSC.

Por fim, às 14h, haverá uma audiência pública com a Reitoria, que estará presencialmente no espaço para apresentar o plano de retorno presencial e ouvir as pautas das entidades.

A APG-UFSC reforma que o uso de máscaras é obrigatório. Haverá distribuição de PFF2 e álcool em gel para garantir a segurança sanitária dos participantes.

Panfletagem nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 3 , serão entregues panfletos para divulgar e convidar a comunidade universitária para a mobilização em defesa da universidade. Além de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC, a APG quer convidar também estudantes do Colégio de Aplicação, servidores(as) técnicos-administrativos e docentes a se unirem às atividades do dia 7.

Reivindicações

Em postagem nas redes sociais, a APG-UFSC listou as reivindicações:

“Nós, estudantes de pós-graduação da UFSC, estamos cada vez mais indignadas e indignados com a situação universitária atual, tanto por orçamentos mais enxutos, quanto pela situação coletiva de grande parte dos/das estudantes: recebemos só nas duas últimas semanas mais de 200 relatos estudantis sobre as demandas e dificuldades atuais sem uma alimentação saudável e acessível, sem moradia digna ou locais apropriados de estudos. Tudo isso nos leva a muitas perguntas e algumas das principais nesse momento são: cadê o nosso RU funcionando para garantir o mínimo de alimentação digna aos estudantes em meio a essa crise? Por que a BU ainda não retornou com distanciamento social e uso de máscaras obrigatório? Como se dará a segurança sanitária para o retorno completo das atividades presenciais de ensino em abril?”

Sobre o ato do dia 7, a entidade afirma que “a ideia é que a gente consiga resgatar uma tradição dos movimentos de luta, quando nos encontrávamos na universidade para debater sua política e seus rumos, compartilhar refeições (mas agora em espaços ao ar livre e com distanciamento social) e pressionar a Reitoria para dar respostas aos estudantes”.

Imprensa Apufsc