Nota de Pesar: falece Coriguasi Austricliano da Costa Neto, o professor Cori

Cori atuava como docente de Química na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) expressa seu pesar pelo falecimento do professor Coriguasi Austricliano da Costa Neto, conhecido como Professor Cori. Falecido na última sexta-feira, 4 de março, aos 81 anos, em decorrência de complicações da Covid-19, ele era formado em Medicina, mas atuou a vida toda como professor de Química, na UFSC e na iniciativa privada.

Cori ingressou como servidor da UFSC em 1963 como Escriturário-Datilógrafo, quando tinha 22 anos de idade. Conforme os registros da UFSC, ele trabalhou nessa função até 1966, quando pediu seu desligamento. Em 1973, voltou à UFSC como Professor Substituto de Química, e foi lecionar no Colégio de Aplicação. Dois anos depois, em 1975, entrava para o quadro de docentes no Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC, no Centro de Ciências da Saúde, onde atuou até pedir seu desligamento, em 1984.

O professor Cori foi pioneiro por ter sido um dos professores e proprietário do Curso Pré-Vestibular Barriga Verde, fundado em 1965, quando ainda não havia o vestibular unificado da UFSC.

O professor Norberto Rech, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, relata que foi aluno de Cori em 1982, quando cursava Farmácia na UFSC. “Ele foi importante na formação de muitos estudantes da universidade. Era um professor muito gentil, bem informado do ponto de vista teórico e era um aficionado pela Química. Fui aluno dele na disciplina de Química Farmacêutica, que já é do ciclo profissionalizante, do final do curso”, conta. Logo após ter sido aluno do professor Cori, Norberto concluiu o curso e foi fazer uma especialização em Farmacologia, na Escola Paulista de Medicina. “Em 1984, quando eu retornei a Florianópolis, foi o período que o professor Coriguasi pediu seu desligamento, e foi dedicar-se ao seu curso pré-vestibular. Nesse período, o Departamento de Ciências Farmacêuticas ficou sem professor de Química Farmacêutica, e eu assumi a vaga do professor Coriguasi logo em seguida. Meu concurso foi para a vaga dessa disciplina, exatamente pela inexistência de professor dessa área, em decorrência do desligamento voluntário do professor Coriguasi”.

Após o fechamento do Barriga Verde, Cori continuou lecionando, e fundou o “Curso de Química do Professor Cori”. Ele tinha planos de seguir ensinando Química, mesmo com a idade avançada – seu cursinho já tinha vagas abertas para inscrições de novos alunos em 2022.

Coriguasi foi sepultado na sexta-feira, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.

A UFSC se solidariza com a família, os colegas e amigos do professor Cori neste momento de despedida.]

Fonte: Notícias da UFSC