Chapas UFSC Presente e UFSC Viva disputarão o 2º turno da consulta informal para reitoria da UFSC

Resultado foi divulgado nesta terça-feira, dia 22, logo após o encerramento da votação, às 21h; ainda cabe recurso

As chapas UFSC Presente e UFSC Viva foram as mais votadas no primeiro turno da consulta informal à comunidade universitária para a escolha dos novos reitores da UFSC, realizada nesta terça-feira, dia 22. A votação ocorreu de forma virtual, por meio do sistema e-Democracia, das 8h às 21h. O resultado é preliminar porque as chapas ainda têm prazo para recorrer.

Das 45,3 mil pessoas aptas a votar, 17.811 depositaram seu voto. Confira abaixo o resultado:

44,62% (8.335) dos votos para a chapa Universidade Presente: Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos – 58

26,68% (4.543) dos votos para a chapa UFSC Viva: Cátia Carvalho Pinto e Rodrigo Moretti – 84

25,51% (4.045) dos votos para a chapa UFSC Sempre: Edson de Pieri e Marcela Boro Veiros – 66

Brancos e nulos somaram 3,19% dos votos.

A consulta pública feita pelo sistema e-Democracia teve participação de 90,9% dos docentes aptos a votar, 33,3% dos estudantes e 76% dos técnicos-administrativos.

Contagem dos votos

Os votos válidos na consulta à comunidade universitária são ponderados na proporção de 1/3 para os docentes, 1/3 para os técnico-administrativos e 1/3 para os estudantes. 

É considerada vencedora a chapa que, somados os índices obtidos em cada segmento, alcançar índice geral superior a 50%.

Caso nenhuma delas alcance esse percentual será realizada consulta em segundo turno, com as duas chapas mais votadas, de modo presencial, em 26 de abril, com o uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A Comeleufsc conduz todo o processo de consulta à comunidade, realizada historicamente desde a década de 1980. A Comissão é formada por representantes da Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (Apufsc), do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-Graduandos (APG).

Assista ao vídeo da apuração:

Imprensa Apufsc