UFSC lança oficialmente o Programa de Ingresso para Refugiados

Atualmente apenas 5% dos refugiados no Brasil têm acesso ao ensino superior

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou oficialmente, nesta terça-feira, dia 12, a Política de Ingresso para Pessoas Refugiadas ou Portadoras de Visto Humanitário, em uma solenidade com a presença de representantes do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR-Brasil).

A manhã contou com uma reunião no Gabinete da Reitoria, com o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, e uma cerimônia no Centro de Cultura e Eventos para marcar o lançamento oficial. Além disso, as autoridades anunciaram a renovação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFSC, iniciativa presente na instituição desde 2015.

José Egas, representante do ACNUR no Brasil, revelou que atualmente apenas 5% dos refugiados no Brasil têm acesso ao ensino superior, e que a meta do ACNUR é chegar a um percentual de 25% a 30% nos próximos anos. Neste sentido, ele qualificou como “de suma importância” o edital da UFSC para ingresso de pessoas refugiadas.

“Queremos celebrar a renovação da Cátedra e celebrar a liderança da UFSC na rede protetiva local de apoio,” salientou Maria Beatriz Nogueira, do ACNUR. Segundo a gestora, das 33 universidades com a Cátedra, 17 têm processos seletivos para ingresso de pessoas refugiadas. Nogueira ofereceu apoio para pesquisa e investimentos da UFSC na população refugiada. 

O pró-reitor Daniel Vasconcelos destacou que o edital para ingresso de refugiados é o oitavo processo seletivo da Universidade, o que reforça o caráter “inclusivo e pluralista” da UFSC. “A natureza da UFSC é de ser um lugar que recebe, acolhe e dá oportunidades para as pessoas”, disse.

Processo Seletivo

A UFSC publicou edital do Processo Seletivo para ingresso de pessoas refugiadas, lançado no início deste mês. A Universidade oferecerá 10 vagas remanescentes do Vestibular UFSC 2022 especialmente para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadoras de visto humanitário. O ingresso é para o segundo semestre letivo de 2022, em cursos de Graduação do campus de Florianópolis.

As inscrições estarão abertas no período de 4 a 13 de maio, serão gratuitas e realizadas via internet. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.refugiados2022.ufsc.br durante o período de inscrições, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição e enviá-lo (via internet) para a Coperve/UFSC até às 23h59min do dia 13 de maio de 2022.

Leia mais: Notícias UFSC