Segundo turno da consulta informal para a Reitoria da UFSC vai até as 21h

Cerca de 44 mil estudantes, professores e técnicos administrativos estão aptos a votar – cada um em seu próprio centro de ensino

O segundo turno da consulta informal à comunidade universitária para a escolha do novo reitor ou reitora da UFSC começou hoje às 8h e vai até as 21h. A votação está sendo realizada presencialmente em todas as unidades de ensino, nos campi, no Hospital Universitário e na Reitoria, com o uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A apuração dos resultados será feita na sala dos conselhos logo após o fechamento das urnas, às 21h.

Cerca de 44 mil estudantes, professores e técnicos administrativos estão aptos a votar – cada um em seu próprio centro de ensino. As listas dos votantes, com as respectivas seções, estão disponíveis em comeleufsc.org/listasvotantes20222oturno.

Confira os nomes dos candidatos, por ordem de inscrição, o número das chapas e os links com currículos e propostas:

A Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) conduz todo o processo de consulta à comunidade, realizada historicamente desde a década de 1980. A Comissão é formada por representantes do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-Graduandos (APG).

Quem pode votar

Podem votar na consulta informal:

  • servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício, que constem do seu cadastro de pessoal ativo até 30 dias anteriores ao primeiro turno;
  • estudantes que estiverem com matrículas ativas até 30 dias anteriores ao primeiro turno. Estudantes do Colégio de Aplicação podem votar se tiverem idade mínima de 16 anos até 30 dias anteriores ao primeiro turno.

lista de professores, estudantes e técnico-administrativos aptos a votar em cada unidade já está disponível. Caso seu nome não esteja na lista, e você atenda aos pré-requisitos acima, entre em contato pelo e-mail [email protected].

Contagem dos votos

Os votos válidos na consulta à comunidade universitária serão ponderados na proporção de 1/3 para os docentes, 1/3 para os técnicos administrativos e 1/3 para os estudantes. Isso significa que o índice de votação de cada chapa em cada segmento será obtido pela seguinte fórmula: número de votos válidos do segmento na chapa dividido pelo total de pessoas que votaram, vezes um terço. Será considerada vencedora a chapa que, somados os índices obtidos em cada segmento, alcançar o maior índice geral.

Eleição do Conselho Universitário

A consulta informal precede a eleição da lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn), agendada para 2 de maio, conforme calendário aprovado pelo CUn. Os três candidatos mais votados pelo Conselho comporão uma lista a ser encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor.

Em debate realizado no dia 14 de abril na CBN Florianópolis, Irineu Manoel de Souza, da chapa Universidade Presente, e Cátia Carvalho Pinto, da chapa UFSC Viva, selaram um acordo para evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não nomeie o mais votado

Mais informações sobre a consulta à comunidade podem ser conferidas na Resolução nº 001/Comeleufsc/2022 e no site da Comeleufsc.