Nesta quinta-feira, servidores públicos federais fazem dia nacional de mobilização por reajuste salarial

O principal ato está previsto para acontecer em frente ao Ministério da Economia, em Brasília

Nesta quinta-feira, dia 19, servidores públicos federais de todo o país vão às ruas por reajuste salarial. Os servidores reivindicam, desde janeiro deste ano, reposição salarial de 19,99% — percentual equivalente à inflação dos últimos três anos. Em abril, o governo sinalizou que concederá reajuste de apenas 5%, valor inferior à inflação de 7,1% prevista pelo Banco Central para 2022.

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) está convocando as categorias do funcionalismo público para realizar atos por reajuste salarial em todos os estados nesta quinta-feira, dia 19. O principal está previsto para acontecer em Brasília, em frente ao Ministério da Economia, a partir das 11h.

Em Santa Catarina, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Sintrafesc) está convocando os servidores públicos do estado para participar de ato por reajuste que terá concentração em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis, às 15h. O Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal (Sintrajusc) também realizará ato a partir das 15h, porém em outro local, em frente ao prédio da Justiça Federal.

Próximas mobilizações

O Fonasefe está convocando dois eventos de mobilização para o mês de maio. Neste sábado, dia 21, às 14h, acontece a Reunião Ampliada Unificada da Educação, com objetivo de articular uma pauta de reivindicações da Educação Federal. A reunião será realizada de modo híbrido, ou seja, tanto presencial quanto online.

No dia 31 de maio haverá outro ato em Brasília. A concentração acontece pela manhã no Espaço do Servidor e está prevista caminhada até o Bloco P. Às 14h, terá uma audiência no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Imprensa Apufsc

Compartilhar