Servidores federais vão intensificar mobilização com ato unificado em Brasília terça-feira, dia 31

Calendário de luta do funcionalismo inclui uma audiência com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, destaca a Rede Brasil Atual

A mobilização dos servidores públicos federais tende a se intensificar e levar a greves em todo o país no final deste mês, segundo os principais fóruns que reúnem o funcionalismo federal — o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Na quarta-feira (18), ambos protocolaram um pedido de audiência com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Artur Lira, para discutir a recomposição salarial.

O encontro faz parte do calendário de mobilizações e será intermediado pelo líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana (PT-SP). Para o parlamentar, “a recomposição inflacionária é mais do que justa para os servidores públicos e o Parlamento pode ter um papel ativo na conquista desse direito”. “Por isso, recebi a missão de intermediar essa reunião e irei conversar com ambos os presidentes para que as entidades sindicais sejam recebidas”, disse Santana.

Os servidores federais reivindicam recomposição salarial de 19,99%, referente às perdas inflacionárias desde 2018, quando tiveram seus vencimentos corrigidos pela última vez. A mobilização pode levar à greve geral caso o governo de Jair Bolsonaro não atenda à reivindicação. Em meados de abril os servidores recusaram uma oferta de 5%, de bastidores, que nem chegou a ser anunciada oficialmente.

Leia na íntegra: Rede Brasil Atual