Sinasefe divulga nota contra projeto que autoriza educação domiciliar

Para o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, homeschooling é crime

Coordenação de Políticas Educacionais e Culturais do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) divulgou nota na última sexta-feiram dia 20, contra a prática da educação domiciliar no Brasil, também conhecida como homeschooling.

A Câmara dos Deputados concluiu na quinta-feira, dia 19, a aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.179/2012, que regulamenta o tema. O projeto agora será analisado pelo Senado.

“O Sinasefe defende uma escola que se organize a partir dos interesses da classe trabalhadora. Que seja pautada pela irrestrita socialização das produções históricas e culturais da humanidade em todas as suas dimensões, tendo em vista a completa emancipação humana. Por isso resistimos e resistiremos à qualquer reforma educacional que venha a reduzir a possibilidade de se ter na escola o acesso aos conteúdos clássicos produzidos historicamente pelo conjunto da humanidade e que possibilitam a superação do cotidiano alienado por meio da compreensão da historicidade dos conhecimentos, como é o caso do  homeschooling e também da Reforma do Ensino Médio e da nova BNCC”, defende o documento divulgado pelo sindicato, que pode ser lido na íntegra aqui.