Professor Valdemar Sguissardi explica o desmonte da pesquisa científica em palestra promovida pela Apufsc, PPGE/UFSC e Traces

Com destaque para os últimos quatro anos, o doutor falou sobre como a diminuição de verbas fez com que o número de pesquisadores do país despencasse

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 26, a palestra “Desmonte do sistema de produção científica e formação de pesquisadores no Brasil”, proferida pelo doutor em Ciências da Educação, Valdemar Sguissardi. A conversa, realizada no auditório Henrique Fontes, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi promovida pela Apufsc-Sindical, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC) e pelo Grupo de Estudos Trabalho e Conhecimento na Educação Superior (TRACES).

O presidente da Apufsc, Carlos Alberto Marques, abriu o evento apresentando o convidado e agradecendo as parcerias que proporcionaram a vinda de Sguissardi. Logo em seguida, o palestrante, aposentado da UFSCar, começou sua fala exibindo em números a queda dos recursos e investimentos nos programas de pós-graduação das universidades brasileiras.

Com destaque para os últimos quatro anos, o doutor falou sobre como a diminuição de verbas fez com que a quantidade de pesquisadores do país despencasse. Em especial, Sguissardi citou a diminuição de 90% dos doutorandos em programas do exterior, desde 2016. “Isso promove o isolamento do Brasil das instituições de pesquisa internacionais”, explicou.

Embora os estudos do professor mostrem que a ciência no Brasil se desenvolveu muito ao longo da história, após o pico de recursos em 2016 a situação começou a piorar. Segundo ele, os valores da Capes hoje estão parecidos com os de 2005, mesmo tendo mais de 60% de programas do que na época. “Acho que os dados mostram mais que as minhas falas aqui”, declarou.

Ao comentar sobre o projeto Future-se, Sguissardi diz acreditar que mesmo com a PEC parada no congresso, na prática ela vem sendo imposta, uma vez que, tirando os recursos de custeio da universidade e da pós-graduação, a consequência será a busca por parcerias público-privadas.

“É transformar a universidade em um pilar da economia, fazer com que tudo que é previsto na Constituição possa ser transformado para a iniciativa privada, fazendo a universidade perder sua autonomia financeira”, analisou.

Ao final da palestra, o presidente da Apufsc lembrou que os cortes orçamentários da área do conhecimento podem chegar a 100 bilhões no final deste ano, de acordo com o Observatório do Conhecimento. “O que choca é que o aumento de produtividade de pesquisa, como no CNPq, é elevado. Mesmo com poucos recursos, e isso a universidade debate pouco, se trabalha mais com menos, tendo um esforço docente cada vez maior”, complementou Bebeto.

A palestra de Valdemar Sguissardi e os debates promovidos após a apresentação, como a importância dos sindicatos na construção de um modelo de pós-graduação, poderão ser assistidos na TV Floripa e no canal do Youtube da Apufsc.

Assista:

Karoline Bernardi