Covid-19: UFSC inicia testagem no campus Florianópolis

Estudantes e servidores poderão realizar o teste do tipo Rt PCR. Casos na universidade preocupam docentes

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciará a testagem de covid-19 em pessoas assintomáticas no Campus de Florianópolis a partir desta quarta-feira, dia 1º. Serão disponibilizadas estrutura e equipe nas proximidades da fila do Restaurante Universitário (RU), dentro do Centro de Convivência. No local, estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos poderão voluntariamente realizar o teste do tipo Rt PCR. Os casos da doença na universidade preocupam docentes, que têm procurado a Apufsc.

A ação tem como intuito identificar precocemente possíveis casos de covid-19 e isolar essas pessoas para interromper a cadeia de transmissão. Além disso, a iniciativa pretende obter dados mais precisos sobre a transmissão do SarsCov-2 entre a comunidade universitária para subsidiar a Administração Central da UFSC na tomada de decisões.

“Foi identificado, a partir dos dados públicos macros, um aumento de casos nas duas últimas semanas epidemiológicas. Essa ação busca compreender se as medidas adotadas na universidade estão sendo efetivas no combate à covid-19 e ajustar as ações de combate à doença na UFSC”, afirma Paulo Eduardo Botelho, diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS).

Serão realizados três ciclos de testagem aleatórias ao longo do mês de junho, nos dias 1º, 7 e 16. Nos casos em que forem detectados resultados positivos, haverá notificação junto à Vigilância Sanitária e encaminhamento para Unidade Básica de Saúde, além da recomendação de isolamento.

“É muito importante conhecer a real situação de transmissão do SarsCov-2 na comunidade universitária para subsidiar as ações de controle e mitigação, inclusive a necessidade de retroceder em atividades presenciais, caso identificado aumento fora de controle. O RU em si constitui um dos locais de maior risco de transmissão, pois os alunos precisam estar sem máscara para se alimentaram. Os resultados dessa pesquisa irão subsidiar a tomada de decisão da Administração Central”, ressalta Paulo Botelho. As informações são da Agecom.