Servidores federais tomam as ruas de Brasília por reposição emergencial de 19,99%

Em campanha salarial unificada, as diferentes categorias do funcionalismo estiveram em frente ao Congresso Nacional

Centenas de servidores e servidoras federais de todo o país encararam o sol forte, tomaram as ruas de Brasília nesta terça-feira, dia 31, e realizaram uma série de manifestações por reposição emergencial de 19,99%.

Em campanha salarial unificada, as diferentes categorias do funcionalismo estiveram em frente ao Congresso Nacional e mostraram ao governo de Jair Bolsonaro (PL) que não irão aceitar a continuidade da política de reajuste zero, e que os 5% nos quais o governo vem falando – sem, contudo, oficializar proposta – não cobrem nem metade da inflação dos últimos 12 meses.

No caso do Judiciário, mesmo tendo dinheiro para garantir os 19,99%, o Supremo Tribunal Federal (STF) está condicionando o índice de reposição à decisão do governo sobre os demais servidores.

Por isso, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) também pediu audiência com o presidente do Supremo, Luiz Fux, para tratar do projeto que o STF precisa enviar para repor as perdas da categoria.

Leia na íntegra: CUT