Pesquisadores da UFSC se destacam em ranking internacional; instituição também lidera produção científica

Entre os cientistas brasileiros mais citados no campo da Química, oito são da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destacou no ranking da plataforma internacional Research.com, que reúne os cientistas e universidades mais citados do mundo. O processo é baseado em métricas que abrangem dados de pesquisadores e instituições em 22 campos do conhecimento da ciência.

Os campos de conhecimento analisados pelo ranking tanto para as instituições quanto para os cientistas envolvem as ciências da natureza, ciências médicas e ciências exatas e tecnológicas. A UFSC foi destaque entre as mais prestigiadas do mundo e líderes do Brasil nas áreas de Agronomia, Zootecnia e Veterinária; Química; Ecologia e Evolução; Engenharia Elétrica e Eletrônica; Engenharia e Tecnologia; Matemática; Medicina e Neurociência.

De acordo com a metodologia divulgada no site, o principal objetivo dos rankings é promover locais de pesquisa de alta qualidade e estabelecer um local para jovens acadêmicos serem inspirados por cientistas líderes. O ranking dos melhores cientistas foi lançado em 2014 e leva em conta uma métrica chamada de “índice h”, proporção das contribuições, além dos prêmios e realizações. A métrica é usada para classificar os acadêmicos em ordem decrescente, combinada com o número total de citações.

Esse índice é uma medida que reflete o número de documentos influentes de autoria de cientistas. Os dados e citações utilizados para o ranqueamento são obtidos do Microsoft Academics, o maior banco de dados bibliométrico aberto. Já para as instituições, a primeira edição do ranking foi lançada em 2020, abrangendo mais de 591 instituições de pesquisa, mas limitando-se à ciência da computação. A classificação é baseada em métricas simples altamente relacionadas à reputação do corpo acadêmico.

Cientistas da instituição também estão entre os mais citados do mundo. O professor Ivo Barbi, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSC, foi o melhor ranqueado no país da área de Engenharia Elétrica. Já entre os cientistas brasileiros mais citados no campo da Química, oito são da UFSC.

Confira os destaques do ranking em: Notícias da UFSC