Covid-19: UFSC fará testagens em assintomáticos nos dias 7, 8 e 9 de junho

A ideia da testagem é ver como está se comportando o vírus dentro da instituição

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ampliou os ciclos de testagens de covid-19 em pessoas assintomáticas da comunidade universitária. Estudantes, técnicos, docentes e trabalhadores terceirizados que não apresentem sintomas podem realizar os testes nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de junho, no hall da Reitoria, das 10h às 15h. Para participar, é necessário o preenchimento do formulário online. Além de dados pessoais, os voluntários devem informar telefone e e-mail por meio do qual vão receber a notificação dos resultados do teste.

A estrutura no hall da Reitoria será montada com três pontos de coleta. Membros do Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS) e técnicas de enfermagem da Coordenadoria de Promoção e Vigilância em Saúde (CPVS) colhem as amostras, que são depositadas em caixas refrigeradas e depois encaminhadas ao laboratório, onde passarão pelo teste tipo RT-PCR. O objetivo é ter todas as amostras processadas até sexta-feira, 10 de junho. O resultado não é imediato em função da alta quantidade de testes que serão feitos.

A ideia da testagem é ver como está se comportando o vírus dentro da instituição, de acordo com Tiago Aurélio Alves, coordenador da Coordenadoria de Promoção e Vigilância em Saúde (CPVS) do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), setor vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).

Todos que realizarem os testes receberão seus resultados, mesmo os negativos. Os casos positivos serão encaminhados para o DAS, no caso de servidores, ou para Unidades Básicas de Saúde, se tratarem de estudantes.

Fonte: Notícias da UFSC