Em pesquisa, servidores da UFSC demonstram interesse em modalidade de teletrabalho

Os dados da pesquisa revelaram ainda que o interesse em aderir ao teletrabalho é maior entre os servidores TAEs do que entre os docentes

O resultado da pesquisa de opinião realizada pelo Grupo de Trabalho instituído pela Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Prodegesp) constatou que a maioria dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que responderam ao questionário manifestou interesse em aderir ao programa de gestão proposto pela IN 65 de 2020. O programa, que pode ser adotado por adesão por órgãos e instituições do governo federal, possibilita às instituições adotar a modalidade de teletrabalho, isto é, a possibilidade de que servidores realizem atividades fora do ambiente físico.

O questionário com o intuito de conhecer a opinião dos servidores da universidade a respeito da IN 65 foi elaborado por um grupo de trabalho constituído pela Prodegesp em novembro de 2021. Foi utilizado um formulário eletrônico para a coleta das respostas, amplamente divulgado pelos meios institucionais (site da UFSC e a plataforma SouGOV). O formulário ficou disponível de 13 de dezembro de 2021 a 21 de janeiro de 2022 e obteve um total de 1.175 respondentes, dos quais 734 são técnico-administrativos em educação e 441 docentes.

Uma das questões do formulário buscava saber se os respondentes teriam interesse em realizar o teletrabalho, caso a UFSC adote o Programa de Gestão. Como resultado, obteve-se que, dos 1.161 servidores que responderam a este quesito, 666 afirmaram que possuem interesse em aderir ao programa, 270 que não têm interesse e 225 informaram que talvez tenham interesse.

Os dados da pesquisa revelaram ainda que o interesse em aderir ao teletrabalho é maior entre os servidores TAEs do que entre os docentes. Dos 724 técnicos administrativos em educação que responderam à pesquisa, apenas 57 declararam não ter interesse no Programa de Gestão (7,8%); entre os 437 docentes que responderam a este questionamento, 168 indicaram não ter interesse (38,4%). Quanto àqueles que responderam que talvez possam ter interesse, 131 são técnicos e 139 são docentes, o que pode indicar que há pontos da IN 65 que carecem de informações e explicações para que os servidores possam tomar uma decisão.

Uma parte do formulário foi dirigida a servidores que ocupam funções de gestão. O questionário buscou identificar, entre os 304 servidores que ocupam cargos de Função Gratificada (FG), Cargo de Direção (CD) ou Função de Coordenador de Curso (FCC), se, caso implantado na Universidade, eles solicitariam a adesão de suas unidades ao programa de gestão. A intenção de adesão por parte dos gestores foi significativa: 250 (82,24%) afirmaram que sim, enquanto 54 (17,76%) informaram que não solicitariam a adoção ao programa.

A pesquisa completa a respeito do questionário pode ser visualizada neste link. O relatório final do grupo de trabalho, com a minuta de resolução normativa e a sugestão de fluxo, está disponível para consulta no SPA, no processo administrativo nº 23080.027334/2022-05.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Carla Búrigo, diz que o Programa de Gestão e Desempenho traz elementos concretos de uma nova cultura de gestão, por meio do trabalho presencial ou pelo teletrabalho. “O trabalho presencial e o teletrabalho por entrega de resultados é algo novo, possível e viável para as universidades públicas federais. Neste contexto, esta Pró-Reitoria manifesta-se de forma favorável aos resultados apresentados pela Comissão. E defende que esta adesão possa considerar uma opção ao trabalhador e ao gestor, mediante a adesão institucional”.

Fonte: Notícias da UFSC