Sacrifício alheio

Por Nestor Roqueiro*

Copio aqui parte do texto da matéria que apareceu no site da Apufsc:

“O funcionalismo federal está contribuindo extraordinariamente com o Brasil. Eles estão entendendo que logo ali à frente vai ter aumento para todo mundo. Nós vamos fazer a reforma administrativa, nós vamos fazer a reclassificação de cargos que eles querem. A reforma administrativa tá pronta com melhorias para todos eles, mas agora estamos em guerra, ainda, então o presidente está fazendo esse sacrifício para o governo federal baixar os impostos e repassar esse recursos para 200 milhões de brasileiros, disse Guedes.” 

Como diz o título da matéria, estamos enterrados, sim, embaixo de uma montanha de mentiras. Quem diz que ali a frente vai ter aumento? Se nem a reposição salarial de 5% que não cobre a inflação de um ano sequer foi implementada. Quem diz que queremos reclassificação de cargos? A reforma administrativa vai trazer melhoras para todos nós? Alguém engole estas mentiras? Estão nos chamando de estúpidos e não fazemos nada. E como chave de ouro, “o presidente esta fazendo este sacrifício”. Sacrificando a nós, que maravilha! Poderia se sacrificar ele, e o Paulo Guedes junto. Poderiam abrir mão dos seus salários, para início de conversa. Mas sacrifício alheio é melhor e mais fácil, né?

E para coroar o deplorável estado das coisas, temos a inépcia das centrais sindicais andes e proifes (com minúscula), que atoladas nos seus respectivos passados não respondem à altura dos acontecimentos presentes. Não precisamos dessas centrais sindicais obsoletas. Precisamos de um movimento docente ativo, participativo, engajado, alerta, reivindicativo ou não seremos nada e nada conseguiremos a não ser dádivas do político de turno que ocupar a cadeira presidencial.

Já passou da hora de nos organizarmos independentemente de qualquer sindicato nacional. Isto é tarefa nossa e para tal com o nosso sindicato local, Apufsc, nos basta.

*Professor do Departamento de Automação e Sistemas do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (DAS/CTC/UFSC)