Guedes avisa que reajuste salarial para servidores federais virá só em 2023

O governo, inicialmente, queria dar reajustes salariais somente para policiais federais e rodoviários federais, porém, o restante do funcionalismo não aceitou a discriminação e exigiu o mesmo direito

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta segunda-feira, dia 20, que os servidores públicos devem ter reajuste de salário somente no próximo ano. A declaração foi feita durante o evento em comemoração aos 70 anos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

Segundo Guedes, com a redução de gastos com a pandemia, o aumento da produtividade e a maior oferta de serviços digitais para a população, é possível aumentar os salários dos servidores. “Os governos passados contrataram 160 mil pessoas liquidamente. Se aposentam, por ano, de 20 mil a 30 mil por ano. Fizemos o contrário. Os servidores se aposentaram e nós digitalizamos os serviços. A produtividade subiu e pode haver aumento de salário brevemente”, explicou.

O governo, inicialmente, queria dar reajustes salariais somente para policiais federais e rodoviários federais — uma das bases eleitorais do presidente Jair Bolsonaro (PL). Porém, o restante do funcionalismo não aceitou a discriminação e exigiu o mesmo direito.

Leia na íntegra: Correio Braziliense