Entidades científicas se mobilizam nesta terça-feira contra cortes na Educação e Ciência

Mobilização terá dezenas de atividades virtuais ao longo do dia contra cortes previamente anunciados nas áreas decisivas para o futuro do Brasil, destaca o Jornal da Ciência

Cerca de 20 universidades e entidades científicas e acadêmicas realizam nesta terça-feira, dia 21, a campanha “Não aos cortes em Educação e Ciência”. Com um dia de manifestações virtuais, o foco central das atividades são os cortes anunciados pelo governo para ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, áreas decisivas para o futuro do Brasil.

Pela manhã, ocorreram diversas atividades contra os cortes orçamentários. Entre elas, a live promovida pela Rede Lepel e Gepec “Não aos Cortes em Educação e Ciência”; palestra “Contexto do financiamento da educação e da ciência no Brasil”, proferida por Gregório Grisa, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); e o painel “Não aos cortes em Educação e Ciência”, com mediação de Dinara Moura, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Ao longo do dia mais manifestações virtuais estão marcadas. Entre 14h e 16h, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza o ato central “A responsabilidade da Economia nos cortes em Ciência e Educação: A meta é desenvolver ou subdesenvolver?”. Coordenado pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o evento contará com a participação de Clélio Campolina Diniz, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (2014), e Nelson Henrique Barbosa Filho, ex-ministro do Planejamento (2015) e da Fazenda (2016). A atividade contará também com depoimentos em vídeos de Fernando Haddad, ex-ministro da Educação (2005-2012), Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro da Fazenda (1987), Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98) e da Ciência e Tecnologia (1999), Sergio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia (2005-2010), e Gilberto Kassab, ex-ministro da Ciência e Tecnologia (2016-2019).

Confira a programação completa: Jornal da Ciência