Apufsc irá apoiar projeto que levará rádios comunitárias às periferias da Grande Florianópolis

A ação faz parte da iniciativa Apufsc Solidária, que visa incentivar projetos que beneficiam a população

A Apufsc-Sindical, por meio de termo de cooperação com o Instituto Padre Vilson Groh (IVG) que deve ser assinado na próxima semana, irá doar equipamentos eletrônicos e subsidiar uma bolsa-auxílio de estágio para o projeto de extensão Rádio Web Comunicação Cidadã, que levará rádios comunitárias às periferias da Grande Florianópolis. O sindicato também vai colaborar com informações jornalísticas e interação de professores. A doação faz parte da iniciativa Apufsc Solidária, cujo objetivo é incentivar projetos que atuam em benefício da população.

A Rádio Web Comunicação Cidadã é uma iniciativa do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob coordenação da professora Leslie Chaves, em parceria com o IVG e o projeto de extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC). O projeto irá atuar nas comunidades atendidas pelo Instituto Padre Vilson Groh, capacitando os seus moradores, oferecendo consultoria técnica e apoiando a construção das rádios web comunitárias.

Para isso, é preciso uma estrutura básica de rádio. O projeto previa a necessidade de computador, monitor, mesa de som e microfone. A Apufsc irá doar esses e outros equipamentos eletrônicos, como cabos, fones de ouvido, webcams e pedestais.

Conforme a proposta do projeto, a estruturação de rádios web comunitárias, alinhada às concepções da educação libertadora de Paulo Freire, pretende promover a comunicação orientada para a cidadania. Além disso, também visa inserir a universidade nas periferias da Grande Florianópolis, integrando alunos e servidores com os moradores.

Conheça a Apufsc Solidária

A iniciativa Apufsc Solidária foi lançada em meio à pandemia de covid-19 para ajudar as famílias de Santa Catarina em situação de vulnerabilidade social. Por meio de instituições que desenvolvem trabalhos sociais, o sindicato doou alimentos não-perecíveis e agasalhos. Também foram destinadas doações para produção de materiais e equipamentos de combate ao coronavírus.

Além da Rádio Web Comunicação Cidadã, a Apufsc já havia apoiado o projeto de extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC), do Departamento de Jornalismo da UFSC. Durante a pandemia, o JAC desenvolveu a Pipa Informativa, uma série jornalística em formato de panfleto produzida pelos estudantes de jornalismo em parceria com as lideranças comunitárias para informar as comunidades sobre temas relacionados à pandemia. O sindicato subsidiou a impressão mensal de 2 mil panfletos.

Confira algumas ações já promovidas pela Apufsc Solidária:

Imprensa Apufsc

Compartilhar