Bolsonaro estava com ministro da Justiça no dia de áudio de Ribeiro

Conversa citada pelo ex-ministro da educação ocorreu no mesmo dia em que o presidente e Anderson Torres participavam de viagem oficial nos Estados Unidos, destaca o Nexo

Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Anderson Torres, estavam juntos em viagem oficial nos Estados Unidos, na Cúpula das Américas, no mesmo dia em que o presidente teria telefonado ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, para contar que estava com um “pressentimento” de que o pastor presbiteriano seria alvo de operação da Polícia Federal. Segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo, a ida de Torres na comitiva foi decidida de última hora: a princípio, não estava prevista a participação do responsável pela pasta da Justiça.

No domingo, dia 26, por meio de suas redes sociais, o ministro disse que não tratou sobre as investigações durante o encontro. “Absolutamente nada disso foi pauta de qualquer conversa nossa, na referida viagem”, escreveu.

Como titular, Torres tem sob o seu comando a Polícia Federal, que desencadeou a Operação Acesso Pago, cuja investigação gira em torno de crimes de corrupção na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A PF fez busca e apreensão na casa de Ribeiro e o levou preso preventivamente na quarta-feira, dia 22. A polícia também prendeu os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, o ex-assessor de Ribeiro, Luciano de Freitas Musse, e o genro de Moura, Helder Bartolomeu. Os dois últimos estavam em prisão domiciliar. Todos foram soltos na quinta-feira, dia 24, pelo desembargador Ney Bello.

Leia na íntegra: Nexo