AGE aprova cédula e encaminha votação sobre dissolução da Apufsc e incorporação ao Andes-SN

A segunda etapa começa às 10h desta quinta-feira, dia 7, quando será aberta a votação eletrônica na Área do Filiado no site da Apufsc

Em Assembleia Geral Extraordinário (AGE) realizada na tarde desta quarta-feira, dia 6, filiados e filiadas à Apufsc-Sindical discutiram a pauta única “dissolução da Apufsc-Sindical e incorporação ao Andes-SN”, aprovaram a cédula e formaram a comissão que acompanhará o processo de votação. A AGE foi presencial e realizada no auditório da Reitoria, no campus da UFSC em Florianópolis, e pode ser acompanhada pelos filiados e filiadas nas sedes da Apufsc-Sindical em Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. Essa foi a primeira etapa prevista no edital.

A segunda etapa começa às 10h desta quinta-feira, dia 7, quando será aberta a votação eletrônica na Área do Filiado no site da Apufsc. Em respeito ao estatuto da entidade, para a incorporação ao Andes-SN será necessária a aprovação da dissolução da Apufsc-Sindical, nos termos do artigo 19, letra f, parágrafo quarto, combinado com o estabelecido nos artigos 7º e 8º da Portaria 17.593, de 24 de julho de 2020.

Para que a dissolução da Apufsc e incorporação ao Andes-SN seja aprovada, são necessários os votos de dois terços dos filiados efetivos em dia com suas obrigações sindicais.

Em sua fala, o professor Carlos Alberto Marques, presidente da Apufsc, lembrou o histórico de discussão sobre o tema. “Essa discussão iniciou em 2018. Em 2019 houve a primeira etapa em que os filiados disseram que queriam votar a questão. Em 2021, foram feitos cinco debates sobre o tema”, recordou.

Bebeto também explicou as naturezas distintas das duas entidades: Andes-SN e Proifes-Federação. “Para filiar-se ao Proifes, a Apufsc não perde a carta sindical, já que se trata de uma federação. No caso do Andes, a legislação prevê que não é possível um sindicato autônomo filiar-se a outro sindicato autônomo. Por isso primeiro teria que ocorrer a dissolução da Apufsc e depois a incorporação ao Andes”, disse.

O presidente ressaltou que a Diretoria da Apufsc obedeceu aprovação do edital pelo Conselho de Representantes e decisão judicial no encaminhamento da AGE, e completou: “Seguimos o estatuto. O que estamos garantindo é o seu cumprimento porque fomos eleitos com ele”. Bebeto lembrou ainda que “foi uma decisão do CR que essa questão fosse votada na atual gestão”.

AGE da Apufsc (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)

Após a apresentação do edital e discussões, foi encaminhada a votação da cédula. Seguindo sugestões dos presentes, ela passou por pequenas alterações de texto e foi aprovada por ampla maioria. Filiados e filiadas terão que responder à pergunta: “Você é a favor da dissolução da Apufsc-Sindical para a sua incorporação ao Andes-SN?”, com as alternativas “Sim”, “Não” ou “Em branco”.

Na sequência, foram recolhidos três nomes para compor a comissão de votação, que acompanhará a abertura e fechamento do processo. São eles: Adriano Luiz Duarte, Nilton da Silva Branco e Luiz Gonzaga de Souza Fonseca. Os nomes foram aprovados por unanimidade.

Ao encerrar a AGE, Bebeto pediu que os presentes incentivassem os colegas a participar da votação, e ressaltou que haverá suporte da Apufsc para quem precisar de orientações.

Apufsc auxiliará na votação

A Apufsc disponibilizará dois computadores na sala do CR, na sede campus, e dois funcionários estarão à disposição das 9h às 17h, nesta quinta e sexta-feira, para auxiliar quem quiser votar. Além disso, dois números de celulares foram disponibilizados por meio dos quais filiados e filiadas poderão buscar ajuda remota. Os contatos são (48) 996020045 e (48) 999440103, e estarão disponíveis das 9h às 17h de quinta e sexta-feira e das 9h às 16h de sábado.

No vídeo abaixo, veja como votar:

::: Acesse o PDF com o Tutorial

Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc