Conselho de Representantes da Apufsc marca Assembleia Geral Extraordinária para decidir sobre filiação nacional

AGE será realizada no dia 5 de julho, seguida de três dias para votação online sobre filiação da entidade ao Andes ou Proifes

Reunião do Conselho de Representantes da Apufsc-Sindical na tarde desta quinta-feira, dia 9, teve como pauta única o agendamento de Assembleia Geral Extraordinária para se decidir a filiação nacional da entidade ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) ou à Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes).

Em um primeiro momento, Bebeto Marques, presidente da Apufsc, apresentou a proposta da diretoria do edital de convocação para a AGE, a qual segue orientação do advogado da Apufsc em respeito ao Estatuto da entidade e à legislação sindical. No edital, são apontadas duas possibilidades: a filiação ao Proifes ou a dissolução e incorporação da Apufsc ao Andes.

Bebeto esclareceu que os formatos e, especialmente, o quórum diferenciado, são diferentes por questões legais e que, no caso do Andes, impõe-se essa forma para estabelecer-se o vínculo. Acrescentou que isso deve ficar sempre muito claro para a categoria. A regra legal apontada pela diretoria foi questionada por alguns dos membros do CR, que defenderam primeiramente convocar uma AGE para definir a vontade política da categoria, filiar ao Andes ou Proifes, e, posteriormente, tratar das implicações jurídicas.

As duas propostas foram colocadas em votação. Foram 10 votos a favor da proposta de edital aprensetada pela diretoria, nove votos contra e duas abstenções.

Na sequência, encaminhou-se para a decisão da data da AGE e da votação sobre a filiação nacional. Ficou definido que a assembleia, presencial, será realizada no dia 5 de julho, às 14h, e que nos dias 6, 7 e 8 de julho será realizada a votação online entre filiados e filiadas sobre em qual entidade a Apufsc deve ingressar.

Bebeto salientou que a reunião do CR é uma etapa do encaminhamento sobre o assunto, e não a finalização do processo, e defendeu que se promova um período de diálogo com a categoria sobre a questão até a AGE.

::: Acesse aqui o edital de convocação para a AGE

Sobre a filiação nacional

Depois de um debate aprofundado e democrático, que começou no fim de 2018, docentes filiados à Apufsc decidiram, em abril de 2019, que o sindicato deveria se vincular a uma entidade de abrangência nacional.

Desde que a diretoria da Apufsc convocou os professores para que manifestassem suas opiniões sobre a filiação nacional nos meios de comunicação do sindicato, mais de 50 artigos foram publicados.

O site da Apufsc segue permanentemente aberto aos docentes que queiram se posicionar sobre a filiação.

No site, há uma página especial com conteúdos sobre a filiação nacional.

Imprensa Apufsc