SBPC publica nota em defesa da ciência

No Dia Nacional da Ciência, entidade reafirma a importância do setor para o desenvolvimento do país e se posiciona contra os cortes de verbas

Nesta sexta-feira, 8 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador em homenagem à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que comemora 74 anos. Para marcar a data, a SBPC publicou uma nota em defesa da ciência e educação no Brasil e contra os cortes de verbas, alertando para o risco de descontinuação de projetos científicos devido à recente tentativa de inviabilizar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDTC).

Confira a nota na íntegra:

Em defesa da ciência, hoje ameaçada

Hoje é o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, criado por lei federal, homenageando o aniversário de fundação da SBPC, criada em 1948 por um grupo de pesquisadores que sabiam da importância do conhecimento científico para o desenvolvimento de nosso País. Prestamos homenagens a eles, vários dos quais se tornaram nossos presidentes de honra, e a todos e todas que hoje realizam pesquisas nas mais distintas ciências, assim contribuindo para melhorar nossa educação, saúde, meio ambiente, produtividade econômica e inclusão social. Uma série de atividades, ao longo do dia, recordará esta data, mas sobretudo mostrará que nosso foco é no futuro: a ciência e a educação são, hoje, o principal fator de desenvolvimento econômico e social.

Razão pela qual também é um dia de luta. Os cortes em áreas vitais para a formação de nossos jovens e para o desenvolvimento do Brasil têm se sucedido em velocidade alarmante. Há poucos dias, realizamos no País todo protestos contra os cortes na ciência e na educação. Esta semana, fomos surpreendidos por um projeto de lei que praticamente inviabiliza o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, colocando em risco a continuação e em alguns casos até mesmo a sobrevivência de quantidade de laboratórios e grupos de pesquisa.

Um País que quer ter futuro não pode sacrificar o motor do desenvolvimento: a ciência e a educação!

Fonte: SBPC