MEC cria programa para internacionalizar instituições de ensino e pesquisa

Objetivo é apoiar formação de redes de pesquisas internacionais, com foco na pós-graduação strictu sensu, destaca o JOTA

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou na última semana a Portaria nº 127, de 1º de julho de 2022, que institui o Programa de Apoio ao Processo de Internacionalização de Instituições de Ensino e de Pesquisa Brasileiras (PAPRI). O objetivo é fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização nas áreas do conhecimento priorizadas por elas.

O foco do programa é na pós-graduação stricto sensu. Assim, as instituições serão estimuladas a formar redes de pesquisas internacionais, promovendo a mobilidade de docentes e discentes — com ênfase em doutorandos e pós-doutorandos — para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação com cooperação internacional.

O PAPRI é composto por dois subprogramas: Programa para Desenvolvimento e Incorporação de Processos de Internacionalização (PIDP) e o Programa Permanente de Internacionalização (PPI). Podem participar do PIDP instituições que tiverem PPGs com nota igual a 4 no nível de doutorado, segundo a última Avaliação Quadrienal da Capes, e até 1 PPG com nota igual a 5.

Leia na íntegra: JOTA