Estudante de Medicina que já estampou outdoor hoje luta para se manter no curso

Janiel Sacramento conseguiu passar em Medicina em universidade estadual, mas tem dependido de doações para se manter estudando

O sucesso de Janiel Sacramento no vestibular foi estampado até em outdoors no seu Estado, a Bahia. O problema é que os desafios do jovem não pararam na aprovação, mesmo se tratando de uma universidade pública. Para cursar a Universidade Estadual De Santa Cruz (UESC), Janiel precisou sair da casa da família e se mudar para Ilhéus. Sem dinheiro para custear por conta própria alimentação, materiais e o aluguel de R$ 600, o estudante diz que tem dependido de doações para continuar estudando.

Sem saber até quando as doações continuarão vindo, Janiel se inscreveu nos programas de auxílio financeiro da universidade e do governo do Estado. Os pedidos, diz ele, foram homologados, mas ele não sabe quando vai começar a receber o dinheiro. “Pela experiência dos veteranos, sai no segundo semestre”, conta.

O caso de Janiel ilustra um problema que, segundo especialistas, é antigo, mas tem se tornado mais comum: a dificuldade crescente de jovens de baixa renda em se manter no ensino superior, tanto público quanto privado, em um momento de crise tanto para famílias quanto universidades.

Leia na íntegra: Correio Braziliense