Falta de investimento em ciência prejudica formação de profissionais qualificados

Em entrevista ao Jornal da Cultura, da TV Cultura, a vice-presidente da SBPC,  Fernanda Sobral, afirma que CT&I e cultura são as áreas que mais sofrem cortes no orçamento, destaca o Jornal da Ciência

A queda no orçamento no setor de ciência, tecnologia e inovação é uma das causas que mais prejudicam a formação de profissionais qualificados na área de tecnologia da informação, informa reportagem do Jornal da Cultura, da TV Cultura, na edição dessa quarta-feira, dia 20. O telejornal destaca os cortes sucessivos, e cada vez mais profundos, no setor nos últimos anos, e a tentativa recente do governo de bloquear R$ 2,5 bilhões do FNDCT, principal fonte de financiamento do setor.

Entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) alertam que os cortes em 2022 podem ser ainda maiores e chegar a R$ 3 bilhões. “Ciência, tecnologia, inovação e cultura são as áreas que mais têm perdido recursos. Isso porque são as áreas que mais fazem aumentar o conhecimento sobre a realidade”, comenta Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência