“Os recursos bloqueados da Ciência serão liberados paulatinamente”, afirma ministro

A declaração ocorreu em uma palestra realizada na manhã da última segunda-feira, dia 25, na 74ª Reunião Anual da SBPC

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, afirmou que as verbas destinadas à pasta e que foram bloqueadas pelo Ministério da Economia serão liberadas paulatinamente. A declaração ocorreu em uma palestra realizada na manhã da última segunda-feira, dia 25, na 74ª Reunião Anual da SBPC. No mesmo horário do evento, o Ministério da Economia realizou uma coletiva de imprensa, onde confirmou a liberação dos R$ 2,5 bilhões contingenciados do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

Em sua fala, Alvim afirmou que o país tem três problemáticas no campo científico: falta de pessoas, infraestrutura e fomento. Nesse aspecto, destacou o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), alegando que a sua criação “mostrou a importância de se ter capital humano qualificado”.

Alvim citou o problema dos valores das bolsas do CNPq, que estão há nove anos sem reajustes. Alegou que o MCTI tem olhado para essa demanda, mas não quis antecipar propostas que estão em andamento.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência