Livro sobre ciência e sustentabilidade, realizado com participação de docente da UFSC, é encaminhado a candidatos à Presidência

Livro foi distribuído aos comitês dos candidatos à Presidência da República durante a 74ª Reunião SBPC

A professora Débora Peres Menezes, docente do Departamento de Física da UFSC e atual presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) é uma das responsáveis pela publicação do livro “Ciência para o desenvolvimento sustentável – O Papel da Física”. Lançado na última quarta-feira, dia 27, durante a Assembleia Geral da SBF, o livro será encaminhado para candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais nas eleições de 2022.

De acordo com publicação na página da SBF, o livro “aborda temas que vão da necessária transição energética para uma matriz limpa até a ciência de dados e as novas tecnologias quânticas, passando pela discussão sobre a nossa educação básica e pelo modo como cientistas devem se comunicar com a sociedade.”

O livro pode ser baixado gratuitamente no portal da SBF.

Segundo a professora Débora, o livro foi elaborado para atender uma solicitação do Conselho da SBF. Foi coordenado por Adalberto Fazzio e teve como editor responsável Alaor Chaves, ambos ex-presidentes da SBF. “Houve consulta a vários notáveis da Física”, revela a professora, citando o ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Ricardo Galvão e Paulo Artaxo, representante brasileiro no IPCC, o painel internacional das mudanças climáticas.

Além do lançamento na Assembleia Geral da SBF, o livro foi distribuído aos comitês dos candidatos à Presidência da República durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 24 a 30 de julho em Brasília.

Fonte: Notícias da UFSC