Após dois meses, novos casos de covid-19 ficam abaixo de 10 mil por semana, mostra Necat/UFSC

O documento destaca ainda os avanços dos casos ativos na região da Grande Florianópolis, que passou a responder por 21,5% do total estadual

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou a 30ª edição do Informe Semanal sobre a covid-19 no estado. O documento analisou os dados do período entre 23 e 29 de julho, divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, além de informações obtidas em outras fontes, especialmente no Ministério da Saúde.

Na semana em análise, foram notificados mais 8.464 novos casos da doença, representando uma retração de 1.665 registros (16%) em relação ao indicador da semana anterior. Com isso, a média caiu de 1.447 para 1.209 registros diários ao final da semana considerada. Assim, após dois meses, o número de novos casos ficou abaixo de 10 mil na semana.

Mas o informe pondera: “Mesmo diante dessa pequena retração de novos casos, nota-se que a tendência de contágio continuou em expansão na última semana. Na verdade, esse contexto fez com que a média diária de novos casos se mantivesse próxima aos valores registrados no início de março de 2022, quando a variante Ômicron ainda se encontrava em forte expansão no estado”.

Já os casos ativos apresentaram uma queda na última semana, que se traduziu em uma redução de 14% durante o período analisado, implicando em menos 1.601 pessoas positivadas. O informe ressalta, contudo, que essa queda dos casos ativos não quer dizer que a doença esteja em desaceleração, uma vez que há semanas estão sendo registrados elevados números de novos casos, comprovando que a circulação do vírus continua bastante acelerada no estado.

O documento destaca ainda os avanços dos casos ativos na região da Grande Florianópolis, que passou a responder por 21,5% do total estadual, o Planalto Norte-Nordeste, com 17,5% agregado estadual, e as regiões Meio Oeste/Serra e Grade Oeste, que passaram a responder por 16% e 16,5% das pessoas positivadas.

Já os óbitos apresentaram uma oscilação inferior àquela registrada na semana anterior, fazendo com que a média diária se situasse no patamar de 4,7 óbitos diários, representando a ocorrência de mais 33 mortes pela doença na semana considerada. Com isso, somente em 2022 mais de 2 mil pessoas já perderam a vida em decorrência da covid-19 em Santa Catarina.

Para acessar os Informes Semanais do Necat, acesse este link.

Fonte: Notícias UFSC