Apufsc-Sindical foi uma das organizações apoiadoras da Semana do Meio Ambiente da UFSC

Evento abordou pautas sobre meio ambiente e vida sustentável

Com o tema “Uma só Terra”, entre os dias 20 e 24 de junho, foi realizada mais uma edição da Semana do Meio Ambiente (SMA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento discutiu estratégias e desafios para uma vida sustentável em harmonia com a natureza e fez parte das comemorações dos 50 anos da primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada na Suécia. A SMA também marcou o 49º Dia Mundial do Meio Ambiente.

Eco talks abordam pautas sobre meio ambiente e vida sustentável. Foto: Arquivo

O evento contou com a realização de seis eco talks – palestras discutindo meio ambiente e a preservação da natureza –, cinco oficinas com atividades práticas, duas visitas técnicas a projetos ecológicos em Florianópolis e outras atividades que puderam ser acompanhadas durante toda a semana, dentro e fora da UFSC. A Apufsc-sindical foi uma das organizações apoiadoras do evento e contribuiu com a doação de ecobags distribuídas durante as atividades. 

Ecobags foram distribuídas durante o evento.

Em todo o evento foram contabilizadas 1.815 inscrições, mas o número de participantes foi ainda maior. Algumas atividades ao ar livre não contaram com registro. Deste número registrado, 591 inscritos participaram de ao menos um dos quatro eco talks; 356 inscritos nas seis oficinas; e 655 inscritos em pelo menos uma das quatro visitas técnicas oferecidas.

Além das atividades presenciais, os eco talks foram todos transmitidos virtualmente, no canal no Youtube do UFSC Sustentável, com tradução em libras. As palestras podem ser acessadas ainda hoje. Entre os convidados, estavam Nicácio Junior Wapichana e Nuno Nunes, representantes das comunidades indígenas para a conferência sobre “Povos Indígenas: lutas e meio ambiente.”

No mesmo dia, ainda foram realizadas as eco talks sobre “Consumo e vida sustentável”, com Cristal Muniz, Marcela Rodrigues e Mayara Cajueiro; “Mudanças Climáticas”, com o climatologista Francisco Aquino e o biólogo Paulo Horta; e o “Impacto do consumo da carne no meio ambiente”, com a nutricionista Alessandra Luglio e a filósofa Maria Alice da Silva.

Pelo canal do UFSC Sustentável é possível acessar, também, vídeos explicativos sobre as pesquisas expostas na Mostra Científica, sediada fisicamente no hall da Reitoria. Os trabalhos ficaram disponíveis durante todos os dias de realização da Semana. A Mostra contou com uma coleção de 35 pôsteres de pesquisas relacionados ao meio ambiente produzidas na UFSC por 96 autores.

Imprensa Apufsc