As línguas da Ciência: UFSC cria disciplina internacional online sobre papel da ciência na sociedade

Artigo de André Ramos, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Projeto Imagine

“As Línguas da Ciência” ou, em inglês, “The Languages of Science” é a primeira disciplina em sistema COIL (Collaborative Online International Learning) ofertada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O programa inovador e multidisciplinar, criado pelo Projeto Imagine em parceria com a Universidade de Bordeaux (UB), na França, visa oferecer às futuras gerações de cientistas e profissionais de diversas áreas, uma experiência formativa abrangente, ética e socialmente engajada, que os ajudará a enfrentar os desafios globais atuais e futuros.

Em sua primeira edição, ocorrida em 2021, a disciplina concebida e ministrada pelo Prof. André Ramos (ex-Secretário Regional da SBPC em Santa Catarina) envolveu cinquenta estudantes do Brasil, França, Marrocos, Tunísia e México, que produziram juntos mais de vinte projetos colaborativos, ligados à comunicação da ciência, que hoje estão disponíveis para o público no site da própria disciplina.

Na sua edição de 2022, que ocorrerá entre 13 de setembro a 6 de dezembro desse ano, a disciplina manterá seu caráter criativo, intercultural e inovador. Em sua parte prática, os alunos formarão equipes binacionais e cada grupo deverá escolher um projeto de inovação pedagógica visando a criação de uma ferramenta didática sobre um dos seguintes temas: Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Energias Renováveis, Educação, Ciência e Gênero, Ciência e Etnia; Neurociências e Produtos Naturais.

Prof. André Ramos, coordenador do Projeto Imagine / UFSC

Leia na íntegra: Jornal da Ciência